Logo Folha de Candelária
Geral 08/03/2022 08:44
Por: Redação

Para você, qual é o significado do Dia Internacional da Mulher?

O dia de hoje, 8 de março, marca a celebração anual do Dia Internacional da Mulher. A data representa um marco da luta pelos direitos e pela dignidade das mulheres, elementos que precisamos constantemente preservar e promover

  • Josiane Goelzer, empresária e agricultora
  • Rejane Costa, professora
  • Lucélia Carrão, Comandante da Brigada Militar de Vale do Sol
  • Stela Lawall, secretária de Educação de Cerro Branco
  • Cleidi Marion, diretora da APAE
  • Gabriele Bredow, Princesa do Município e Miss Latina Candelária
  • Mariele Gomes Gross, jornalista
  • Melina Pohl, gerente

Rejane Costa, professora

O Dia da Mulher, apesar da poesia que sugere, é muito mais do que uma comemoração consumista. Afinal de contas, a data representa a ressignificação do papel da mulher, antes submissa e, agora, dona de si. É a comemoração, enfim, de seus próprios talentos, habilidades e competências, seja no lar ou no exercício de outra profissão

 

Lucélia Carrão, Comandante da Brigada Militar de Vale do Sol

“O 8 de março é um dia de reflexão sobre a importância e o espaço que a mulher ocupa na sociedade. Nosso valor, potencial e a forma singular que temos de ver o mundo. Creio que a mulher foi projetada pelo Criador para ser fonte de inspiração e soluções de muitos problemas. Na verdade, somos uma arma que pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal. Para o bem, quando influenciamos e contagiamos tudo à nossa volta, com muito amor e delicadeza. Para o mal, quando não compreendemos o nosso poder de influenciadoras que naturalmente temos. Os valores de uma mulher livre tem o poder de transformar e impactar uma família, uma geração, uma cidade, uma nação. Então mulheres, apropriem-se dos valores que fazem parte da sua natureza!”

 

Stela Lawall, secretária de Educação de Cerro Branco

“Penso que o Dia da Mulher, na verdade, são todos os dias. A mulher guerreira que, ao levantar-se de manhã, não importando a profissão que exerça, busca tornar esse mundo um lugar melhor. A vida é cheia de desafios e o nosso diferencial consiste na força que vem da sensibilidade, que nos ajuda a superar estes desafios. Ainda é necessário que superemos muitas dificuldades em relação ao preconceito na sociedade, mas valorizar-se é fundamental. Lugar de mulher é onde ela escolher exercer a sua dignidade”

 

Josiane Goelzer, empresária e agricultora

“Para mim, o Dia Internacional da Mulher é o reconhecimento do quanto estamos avançado perante a sociedade. Nós não somos simplesmente mulheres: somos o símbolo da prosperidade, da família, da fraternidade, do amor e da garra. Não importa se usamos salto alto ou havaianas, muito menos o que vestimos: cada mulher tem uma personalidade única. Em primeiro lugar, merecemos respeito!”

 

Cleidi Marion, diretora da APAE

“O Dia da Mulher é uma data criada com o intuito de reivindicar. É necessário que se comemore todas as conquistas e lutas históricas que ultrapassam fronteiras, com toda a certeza. Mas é necessário lembrar que diversas mulheres ainda sofrem diferentes preconceitos. Precisamos reconhecer, não só neste dia, mas sim com o passar deles, a evolução e conquistas realizadas por mulheres, principalmente no meio em que vivemos. Como, por exemplo, os espaços conquistados por mulheres, que provam a sua capacidade de liderar e administrar. Trata-se então, sem dúvidas, de um dia para comemorar, mas nunca deixando de reivindicar”

 

Gabriele Bredow, Princesa do Município e Miss Latina Candelária

“O dia da Mulher é marcado por grandes conquistas, lutas e, é claro, por muita sororidade. Sororidade diz respeito à empatia e apoio entre todas as mulheres. Quem se atreve a dizer que somos frágeis, se temos o tempo dentro de nós? Se a cada 28 dias o céu muda, e nós mudamos? Quem se atreve a falar e apontar a nossa beleza se todas somos únicas e especiais? Quem se atreve a continuar com esse paradigma que faz com que 40 mil mulheres sejam estupradas por ano no Brasil e com que 13 mil sejam vítimas de feminicídio? O dia 8 de março é um dia de esperança, pelos filhos que ainda vou gerar, pelos netos e bisnetos. Que sejamos todos empáticos, amorosos, feministas e guerreiros. Eu diariamente serei voz e irei me posicionar, pois não serei livre enquanto outra mulher não for”

 

Mariele Gomes Gross, jornalista

"O Dia Internacional da Mulher significa muito mais do que uma luta. Para mim, o seu sentido se dá pela vitória de todas nós. A vitória contra o preconceito, o machismo, a desigualdade, dentre tantas outras mazelas. Uma data que marca o momento em que deixamos de ser coadjuvantes de nossas vidas, para sermos as protagonistas de nossas histórias. Nesta data, celebramos nossa força, nosso amor pela vida, nossas infinitas capacidades de chegarmos aonde quisermos. É uma data para lembrarmos que todos os dias podemos recomeçar e correr atrás dos nossos sonhos, dando um basta em tudo que nos desagrada e que tenta nos tornar menores. Feliz nosso dia, feliz dia daquelas que reconhecem a força que carregam em seus corações!”

 

Melina Pohl, gerente

“Acredito que todos os dias são nossos, mas o 8 de março é o dia que faz o mundo lembrar das nossas lutas e das nossas conquistas. Ele também serve para nós reverenciarmos as mulheres à nossa volta, celebrar e honrar as diversas mulheres que habitam em nós. Quando toda mulher entender o poder que tem, aí sim poderemos tecer amor, proteção e honra umas às outras”