Logo Folha de Candelária
Geral 23/08/2019 14:06
Por: Redação

Conferência da Assistência Social reúne público expressivo no Centro Aline Trindade

  • Ginevra: buscar sempre melhorar as ações públicas na área da assistência social

Nesta quinta, 22, o Centro de Convivência Aline Gewehr Trindade sediou a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi uma iniciativa da prefeitura de Candelária, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação e do Conselho Municipal de Assistência Social. O tema da conferência foi “A Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”. Em sua abertura, o evento contou com o pronuciamento de diversas autoridades, e quem iniciou foi a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Fernanda da Silva Pires, que destacou o trabalho desenvolvido na área, com foco na qualidade dos serviços oferecidos aos usuários. Fernanda enalteceu a conferência por se tratar de uma rara oportunidade para promover um debate com o propósito de qualificar ainda mais a política local da assistência social. 

Já a secretária municipal de Assistência Social, Ginevra Haubert da Silveira, lembrou que a conferência municipal é realizada a cada dois anos e, portanto, as discussões irão pautar o próximo biênio. Ginevra parabenizou a atuação do Conselho Municipal de Assistência Social, assim como os demais conselhos em atividade no município, destacando o envolvimento da comunidade nas questões do setor. Segundo a secretária, os programas devem ser desenvolvidos com consciência, para que se possa buscar sempre melhorar as ações públicas na área da assistência social. Por fim, o prefeito Paulo Butzge fez coro às manifestações anteriores, dizendo ser importante debater a todo momento as políticas públicas para aperfeiçoar o trabalho desenvolvido na assistência social. Agradeceu o engajamento das pessoas presentes e desejou um excelente dia de trabalho a todos. A abertura foi encerrada com uma apresentação de canto de alunos do turno da manhã do Cecoas, acompanhadas pelo professor Rafael Auler, muito aplaudida pelos presentes. Ainda na parte da manhã, houve uma palestra e almoço. A partir das 13h, teve início o desenvolvimento das atividades de grupos, seguindo-se a plenária.  Na parteA eleição dos delegados municipais que irão para a Conferência Estadual aconteceu por volta das 1530. Foram eleitos, como delegados governamentais, Daniela Patrícia Baierle Beskow (titular) e Tais Bassani Costa (Suplente). Como não governamentias,  foram eleitas Maura Taborda (titular) e Leopoldo Winter (suplente).

Ao final da conferência, a secretária Ginevra avaliou o evento como muito produtivo, pela oportunidade de alcançar diversas entidades, usuários de programas sociais, totalizando mais de 150 pessoas na conferência. Ginevra lamentou apenas a ausência de representantes do poder Legislativo de Candelária, o que, segundo afirnou, foi uma ausência bastante lamentada pelo público presente.