Logo Folha de Candelária
Saúde 14/07/2023 08:04
Por: Redação

Município planeja ampliar a cobertura da atenção primária em saúde

Esforço conta com a colaboração da sanitarista Carine Ferreira Nied e busca a expansão do modelo e as equipes de Estratégia Saúde da Família

Há cerca de três meses a equipe da Secretaria de Saúde de Candelária tem recebido um importante apoio de uma candelariense radicada em Brasília. Trata-se da sanitarista Carine Ferreira Nied, cuja dedicação voluntária promete fazer a diferença na melhoria dos níveis da atenção básica na saúde do município. O trabalho de Carine tornou-se possível graças a uma articulação do vereador Marcelo D’Ávila (P), em sintonia com a secretária Grazieli Priebe para buscar melhoria dos níveis de saúde locais. Neste período, várias reuniões foram realizadas de modo virtual, inclusive com a participação das áreas da Urgência e Emergência do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado e do Cosems (Conselho de Secretarias de Saúde do Rio Grande do Sul). O objetivo do esforço é a ampliação da cobertura da Atenção Primária, expansão do modelo e equipes de Estratégia Saúde da Família e a qualificação das práticas de gestão, atenção e cuidado.

A proposta é que toda a população local, tanto urbana quanto rural, passe a ser vinculada e tenha como referência uma equipe de Estratégia para um cuidado integral em saúde. Nesta semana, Carine - que está em férias na cidade - tem trabalhado em conjunto com a secretária Grazieli Priebe e as coordenações da APS na discussão com as equipes sobre territorialização e vinculação da população do município. Na manhã de quinta, 13, o projeto de ampliação da atenção primária foi apresentado ao prefeito Nestor Ellwanger (Rim) e ao secretário municipal de Administração, Jorge Mallmann. Carine Ferreira Nied é sanitarista e atua atualmente como apoiadora do Programa QualisAPS na Atenção Primária do Distrito Federal e como apoiadora do ObservaPICS da Fiocruz.