Logo Folha de Candelária
Geral 03/03/2023 10:46
Por: Redação

Prefeitura destina mais um caminhão para o transporte de água ao interior

Além de mais um caminhão, que agora se soma aos outros dois, a Prefeitura conta com um convênio com os Bombeiros Voluntários

Devido ao agravamento da estiagem que assola o município de Candelária, o prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, determinou que fosse montado mais um caminhão com reservatório de água para que possa ser transportada água para as comunidades do interior que estão sofrendo com essa estiagem.

Os trabalhos, segundo o coordenador da Defesa Civil, Alcioní Castro foram intensificados, já que as poucas chuvas que aconteceram não foram suficientes para armazenagem de água nos açudes e bebedouros que estão secos.

Além de mais um caminhão, que agora se soma aos outros dois, a Prefeitura Municipal conta com um convênio com o Corpo de Bombeiros Voluntários que já fizeram aproximadamente 80 viagens transportando água para as localidades. Alcioní lembra que “já foram levados mais de 1 milhão de litros de água para o interior, e pelo menos o Rio Pardo está mantendo o nível para que a Corsan possa atender aos pedidos de compra de água”. As previsões dão conta de chuvas intensas no fim de semana, porém, muitas vezes a previsão marca chuva, “mas chega no dia e não cai uma gota de água, não tem jeito, temos que continuar trabalhando incansavelmente para auxiliar as pessoas que estão nesta grande dificuldade de falta de água,” esclareceu Castro. Ele inclusive informou que o decreto de Situação de Emergência assinado pelo prefeito Rim já foi homologado pelo estado e pela união, porém, a ajuda demora a chegar.

Para além dos caminhões, a prefeitura conta ainda com uma equipe exemplar, que leva água todos os dias para as diversas localidades do município. Segundo o Diretor do Departamento de Infraestrutura Rural, Ederson Gularte, “os trabalhos acontecem diariamente, nossa equipe pega junto, mas mesmo assim está difícil de atender a todas as localidades, mas temos fé que as chuvas virão para aliviar esse problema”, finalizou Gularte.