Logo Folha de Candelária
Geral 23/12/2025 14:42
Por: Mariana Bataioli

Uma casa que se veste de Natal

ESPECIAL DE NATAL | Mesmo com a rotina intensa do trabalho, o casal encontra satisfação em dedicar parte do tempo para decorar a casa

Em meio a um período em que residências já não mantêm a tradição da decoração natalina, uma casa segue chamando atenção pela beleza, simplicidade e, principalmente, pelo significado que carrega. O lar de Dilson Luis Dittberner e Odete Teresinha de Almeida volta a se vestir de Natal, reforçando valores que vão além das luzes e enfeites.

Para o casal, decorar a casa nesta época do ano é algo natural, quase rotineiro. Mais do que estética, a ornamentação representa a preservação das tradições natalinas, resgatando memórias de infância e costumes que marcaram gerações, como o preparo das tradicionais bolachas de Natal. “Todo ano, quando chega o Natal, a gente procura enfeitar de alguma forma a casa”, afirma Odete.

A motivação para seguir decorando não está na visibilidade, mas no verdadeiro sentido da data: a família, o acolhimento e a gratidão. “O Natal é o nosso espaço de aconchego. Nós gostamos de estar em casa, é o nosso lugar de descanso”, destaca Dilson.

Sem o hábito de viajar, a residência se transforma no ponto de encontro da família, especialmente para receber os três filhos e três netos, que fazem do Natal um momento sagrado. Segundo Dilson, o dia 25 de dezembro é tratado com respeito e tradição. “O dia do Natal é sagrado. A preparação começa antes, com pequenos rituais que envolvem toda a família, mantendo viva a essência da celebração”, afirma.

Mesmo com a rotina intensa do trabalho, o casal encontra satisfação em dedicar parte do tempo para decorar a casa. “É uma satisfação, uma gratidão. É gratificante poder arrumar a casa da gente. Cada detalhe colocado carrega o sentimento de agradecimento pelo ano vivido e a esperança por dias melhores”, relata Odete.

As luzes, segundo Dilson, simbolizam mais do que o espírito natalino: representam luz para o novo ano que se aproxima, saúde, união e renovação. Em tempos de correria e excessos, a casa que se veste de Natal em Candelária se destaca por lembrar que a verdadeira celebração está na simplicidade, na fé, na família e no ato de manter vivas as tradições que dão sentido à data.