Logo Folha de Candelária
Geral 12/09/2025 13:51
Por: Mariana Bataioli

Museu Municipal amplia espaço e projeta novas exposições

PALEONTOLOGIA | Em novo endereço, instituição já apresenta a maior coleção de réplicas de animais do Triássico nas Américas e planeja integrar arqueologia e história em 2026

O Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues reabriu ao público em novo endereço no dia 1º de setembro e, agora, passa a funcionar no Parque de Eventos Itamar Vezentini, no Ginásio Ivo Mainardi. A mudança garante maior acessibilidade, conforto e condições para receber tanto visitantes quanto excursões escolares, ampliando a difusão do conhecimento científico na região.

Segundo o curador Carlos Nunes Rodrigues, a nova estrutura é mais adequada para abrigar o acervo, considerado um dos mais ricos do período Triássico em museus das Américas. “Estamos em prédio maior, com capacidade de acolher a exposição de paleontologia do Museu e ainda a da arqueologia e história. Para o ano que vem, vamos ocupar todo o espaço com a nova mostra”, destacou.

O grande destaque atual está na exposição de fósseis e réplicas de animais pré-históricos, que reconstituem um período entre 251 e 201 milhões de anos atrás, marcado pelo surgimento dos primeiros dinossauros e ancestrais dos mamíferos. O museu apresenta a maior coleção de réplicas de animais do Triássico já reunida nas Américas, com esqueletos completos e grande quantidade de peças isoladas, além de fósseis originais de cerca de 60 animais.

A resposta do público tem sido positiva: excursões escolares já estão visitando a mostra, participando de atividades educativas e conhecendo de perto a história da vida na Terra. “A receptividade tem sido muito boa, o que contribui para despertar o interesse das novas gerações pela ciência”, afirmou o curador.

Saiba mais

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta das 8h às 11h no período da manhã e das 13h30 às 16h30 no período da tarde

Agendamentos pelo fone: (51) 99820-3182