Logo Folha de Candelária
Rural 01/04/2017 20:27
Por: Tiago Mairo Garcia

30º Encontro Municipal de Jovens Rurais é atração na Linha Alta

17ª Olimpíada Rural terá onze grupos na disputa de 24 modalidades esportivas

  • Competições acontecem neste final de semana na Linha Alta - Crédito: Arquivo - Folha de Candelária

Um encontro recheado de histórias. Acontece neste final de semana o 30º Encontro Municipal de Jovens Rurais e a 17ª Olimpíada Rural da Acanjur. Iniciado em 1987, através de iniciativa da Emater, com o objetivo de proporcionar atividades culturais e esportivas para os jovens do interior, o evento comemora 30 anos com uma extensa programação esportiva a ser desenvolvida neste sábado, 1º, e domingo, 2º, na sede do Grupo Atlético Palmeiras, na localidade de Linha Alta, em Candelária.
Conforme a extensionista da Emater Elaine Skolaude, serão onze grupos disputando 24 modalidades esportivas. A expectativa é de um público estimado em duas mil pessoas durante a realização do evento. "É uma atividade que envolve a família rural. A nossa expectativa é de realizarmos um grande evento para comemorar os 30 anos do encontro", destacou a extensionista.
Os jogos rurais terão a participação de 11 grupos e um total de 24 modalidades esportivas. A abertura acontece neste sábado, 1º, às 08h da manhã. Os jogos têm início às 08h30, com o futebol feminino, vôlei masculino, tiro 48, bocha casal, corrida do saco, chute ao pênalti feminino, atletismo masculino (corrida 100 metros, salto em distância, salto em altura e revezamento 4x100 metros) e cabo de guerra feminino.
No domingo, 2, a partir das 08h, acontecem as disputas do futebol masculino, vôlei feminino, canastra, bodoque, atletismo feminino (corrida 100 metros, salto em distância, salto em altura e revezamento 4x100 metros), cabo de guerra masculino, chute ao pênalti masculino, chute ao pênalti misto, serrote e rústica. Uma das novidades de 2017 é a inclusão do chute ao pênalti para crianças a partir de 8 anos de idade. "Criamos a modalidade para incentivar as crianças a participarem dos jogos", disse Elaine. 
PONTUAÇÃO - Sobre a pontuação, Elaine destaca que são dados 10 pontos para cada participação de representantes dos grupos em reuniões e eventos regionais, 20 pontos para participação de 10 membros e apresentação no Festival Artístico e Cultural realizado dia 04 de março na Linha Alta. Nos jogos rurais, o campeão de cada modalidade irá receber 10 pontos, o vice-campeão sete pontos e o terceiro colocado quatro pontos. Os grupos que confirmarem candidatas para a escolha das soberanas da Acanjur, que ocorrerá dia 06 de maio, na Linha Alta, serão contemplados com cinco pontos. O campeão geral irá receber o troféu rotativo 30 anos da Acanjur. "O grupo que vencer os jogos três vezes fica com o troféu em definitivo", salientou Elaine. O Grupo Jursal, da Linha do Salso, com duas conquistas, é o mais próximo de obter o troféu em definitivo. Caso os demais grupos vençam, o troféu permanecerá no sistema rotativo.
Durante os jogos, o Grupo Atlético Palmeiras estará servindo almoço nos dois dias. O cardápio servido será galeto, arroz, saladas e pão, com a ficha ao custo de R$ 10. O 30º Encontro Municipal de Jovens Rurais e 17ª Olímpiada Rural é uma realização da Acanjur e Grupo de Jovens Atlético Palmeiras, da Linha Alta, com apoio da Prefeitura Municipal, Emater/RS-Ascar e a parceria da Rádio Sorriso FM, Sindicato Rural de Candelária, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária, Câmara de Vereadores, Vereador Jairo Radtke, Celetro e Sicredi.

Os grupos participantes
Nossa Senhora de Fátima (Roncador), Em Busca da União (Arroio Lindo), Unidos pela Ponte (Linha do Rio/Passa Sete), Starju  (Linha Travessão), Jursal (Linha do Salso), 4S (Linha Bernardino), União Botucaraí (Vila Botucaraí), Picada Jovem (Picada Escura), Atlético Palmeiras (Linha Alta), Boa Vontade (Cortadinho) e Renascer (Faxinal dos Porto).