Logo Folha de Candelária
Geral 13/04/2020 14:45
Por: Redação

Governador admite liberar atividades comerciais em cidades com menos casos de coronavírus

Decreto que proíbe o funcionamento do comércio se estende até quarta, 15. Revezamento entre as atividades também é cogitada, segundo Eduardo Leite

A semana inicia sob a expectativa da decisão do governo estadual gaúcho em relação à continuidade ou não da proibição de funcionamento do comércio em geral. Pelo decreto em vigor, até quarta, 15, apenas atividades consideradas essenciais estão autorizadas. Na semana passada, o governador Eduardo Leite autorizou os municípios a decidir sobre o funcionamento de restaurantes, lancherias, salões de beleza e lojas de chocolate. Em Candelária, um decreto executivo municipal legitimou o funcionamento de tais atividades. Em entrevista concedida ao programa Timelime, da Rádio Gaúcha, na manhã de segunda, 13, Leite admitiu ser possível liberar o comércio em municípios com menos casos de coronavírus, dependendo também da ocupação de leitos hospitalares em cada região. “É possível que seja alguma medida de restrição olhando as pecualiaridades de cada região”, explicou.

Outra possibilidade admitida pelo governador é um rodízio entre as atividades de cunho comercial. Leite afirmou que o governo estuda definir dias específicos para funcionamento de cada atividade comercial, para evitar aglomerações. Uma informação importante trazida pelo governador na entrevista diz respeito ao apoio da ciência para basear o tamanho das medidas restritivas. Neste sentido, fez referência ao inédito levantamento, cuja primeira etapa seria concluída nesta segunda, que buscará conhecer o impacto do coronavírus na população gaúcha. Nesta pesquisa, agentes coordenados pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) irão realizar até 4,5 mil testes rápidos para estimar a proporção de casos de infecção pela Covid-19 no estado.