Logo Folha de Candelária
Saúde 28/08/2025 16:43
Por: Odete Jochims

Candelária promove atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Na tarde desta última quinta-feira, 28, Candelária realizou um importante evento alusivo à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, no Centro Municipal Aline Gewehr Trindade, reunindo instituições, profissionais, famílias e autoridades para um momento de reflexão e fortalecimento das políticas de inclusão.

Dentre as autoridades presentes destacam-se o prefeito Nestor Ellwanger (Rim), a secretária de Assistência Social e Habitação, Alexandra Bini e a secretária de saúde, Grazieli Priebe. Tmbém se fizeram presentes os representantes da família APAEANA, TEAcolhe e Centro de Referência Regional em Transtorno do Espectro do Autismo (CRR).

A palestra teve como foco o tema “Cuidando de Quem Cuida”, ministrada por Claudia Queiroz, que ao longo da conversa, trouxe reflexões valiosas sobre a importância de olhar para a saúde e o bem-estar dos familiares e profissionais que atuam diariamente no cuidado às pessoas com deficiência. O prefeito, Nestor Ellwanger, destacou o compromisso da gestão com inclusão. “Falar de inclusão é falar de respeito, dignidade e direitos. Quando unimos forças entre poder público, instituições públicas e comunidade, conseguimos oferecer mais acolhimento e oportunidades para pessoas com deficiência e suas famílias. Candelária está de portas abertas para construir uma cidade cada vez mais inclusiva”, afirma.

A iniciativa reforça o engajamento do município em construir uma sociedade mais justa, solidária e insclusiva. A secretária de Assistência Social e Habitação, Alexandra Bini, ressaltou a relevância da mobilização. “Eventos como este reafirmam nosso compromisso em cuidar das pessoas, não apenas oferecendo políticas públicas, mas também fortalecendo a rede de apoio”, comenta.

Por fim, a secretária de Saúde, Grazieli Priebe, reforçou o papel do cuidado integral: “A saúde das pessoas com deficiência e de suas famílias exige um olhar sensível e humanizado, e por isso trabalhamos para ampliar esse cuidado em nossa rede municipal.”