Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Uma festa de m?ltiplas faces

Idealizada no intervalo entre a Expocande de 2006 e a de 2008, a Festa 82 Anos de Candelária cumpriu muito bem a missão de não deixar passar em branco a passagem de mais um aniversário de Candelária. Essa foi a opinião de organizadores, apoiadores e visitantes, de acordo com as impressões recolhidas pela reportagem da Folha durante e após a realização da Prefeitura, com apoio da Associação Cultural Erico Verissimo e Pinto & O Gordo Produções. Uma equipe de sete pessoas trabalhou na organização: Jorge Mallmann, Roque Rathke, Jorge Freitas, Alan Wagner, Erian Thieves dos Santos (Pinto), Júlio Massirer e Nelson Farias. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Cultural e coordenador-geral da festa, Jorge Mallmann, o espírito de equipe e a divisão equilibrada de tarefas marcaram a atuação da comissão.
Conforme estimativas dos organizadores, mais de 20 mil pessoas circularam pela festa e nas diversas atividades incluídas na programação. Essa presença foi considerada excelente, levando em conta o mau tempo registrado durante todo o final de semana e a ausência de uma mostra cultural, comercial e agropecuária, principal característica da Expocande e que sempre estimula a visitação. De acordo com Mallmann, a realização de vários eventos paralelos foi uma característica importante da festa. Além dos shows e bailes, o evento teve a etapa regional do Enart, encontros de jipeiros e trilheiros, competição de mountain bike, circuito de bandas de rock, encontro de bonecos e mascotes, além de uma exposição de paleontologia, desenvolvida em parceria com o Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues.
O prefeito Lauro Mainardi também mostrou-se muito satisfeito com os resultados e a repercussão alcançados pela festa. Neste sentido, comentou que a festa superou com sobras suas melhores expectativas. Dirigiu agradecimentos, em nome do poder público municipal, ao envolvimento da Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo e da produtora Pinto & O Gordo. Também manifestou gratidão às secretarias municipais envolvidas na realização, às empresas e instituições patrocinadoras e apoiadoras. Mainardi ressaltou ainda que a festa constituiu-se num excelente ensaio para a Expocande 2008, cuja realização está sendo projetada para o parque de eventos do município. “Estamos sonhando com essa perspectiva e, com certeza, vamos fazer todo o possível para que ela se materialize”, completou.