Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

2? Copa de Xadrez mobiliza grande n?mero de jogadores

Aconteceu no último sábado, 7, a 2º Copa de Xadrez de Candelária. O evento foi uma das atividades esportivas desenvolvidas durante as comemorações da festa dos 82 anos e foi realizado durante todo o dia nas dependências do auditório do Colégio Ulbra/Concórdia. 65 pessoas entre crianças, jovens e adultos participaram da competição, divididas nas categorias sub-10 (nascidos a partir de 1997), sub-15 (nascidos a partir de 1992) e livre (nascidos até 1991). Segundo Lúcio Willy Beurmann, um dos organizadores e árbitro do evento, o torneio teve um aumento de 25 participantes. “Ano passado tivemos 40 enxadristas e este ano 65, o que prova que o xadrez esta crescendo em Candelária”. Lúcio destacou a participação de pessoas de mais idade, alunos de escolas do interior e pessoas que possuem alguma deficiência física.Outro ponto positivo na Copa foi a introdução da medalha de destaque feminino, premiando as meninas com melhor desempenho em cada categoria. “Esta premiação foi uma forma de incentivar as meninas a praticarem mais o xadrez”, destacou Lúcio. A organização premiou com troféus 1º, 2º e 3º colocados e medalhas para o 4º e 5º em todas as categorias. Um tabuleiro gigante de tamanho 4x4 metros, com peças de isopor, cedidos pela Secretaria de Educação de Santa Cruz do Sul, foi instalado em frente ao Ginásio da Ulbra. “Este tabuleiro foi uma maneira de divulgar o xadrez entre o público que prestigiou a festa”, contou Dione Lazzari, um dos organizadores do evento. Também foram sorteados 12 tabuleiros oferecidos pela Xalingo entre os participantes da competição. A 2º Copa de Xadrez de Candelária foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Cultural e contou com a organização e arbitragem de Lucio Willy Beurmann, Dione Lazzari, Roni Boijink, Claudete Kurz Siqueira e Carla Almeida. O evento teve o apoio da Xalingo e do Colégio Ulbra/Concórdia.

Todos os premiados
Categoria Sub 10: 1º - Wéllinton Mateus da Silva - troféu; 2º- Ruander Alves - troféu; 3º- Henrique Jahnke - troféu; 4º- Inara Castro de Oliveira - medalha; 5º- Bianca Boijink - medalha.
Categoria Sub 15: 1º - Dalton da Rosa - troféu; 2º- Éderson Schieferdecker - troféu; 3º- Sabrina Konrad - troféu; 4º- Jakson Hubüner - medalha; 5º- Maria Valentina de Moraes - medalha.
Categoria Livre: 1º - Luciano Teixeira de Souza - troféu; 2º- Eduardo Souza - troféu; 3º- Diego Gass - troféu; 4º- Alexandre Kolberg da Silva - medalha; 5º- João Luiz Kochemborger - medalha.
Destaque feminino: Inara Castro de Oliveira (Sub 10); Sabrina Konrad (Sub 15); Thais Radünz Kleinert (livre);