Por: Odete Jochims
Philip Morris Brasil celebra 15 anos do sistema integrado de produção de tabaco no Sul
O
grande salto dos investimentos da Philip Morris Brasil na Região Sul ocorreu a
partir de 2010, quando a empresa anunciou a expansão dos seus negócios e o
início da compra direta de tabaco de milhares de pequenos produtores. Essa
iniciativa possibilitou não só o suprimento da demanda local, como ainda
exportar o tabaco para outras afiliadas ao redor do mundo.
Os
executivos apresentaram as práticas da empresa de apoio aos produtores de
tabaco e o que a PMB tem feito em prol da sustentabilidade, modernização e
fortalecimento da cadeia produtiva do tabaco no Sul. As ações envolvem a
promoção de práticas sustentáveis relacionadas ao uso de energia renovável,
combate ao desmatamento, conservação da biodiversidade, gestão de recursos
hídricos e desenvolvimento das comunidades rurais.
O
marco de 15 anos do setor de Leaf e a transformação da Philip Morris rumo a um
Futuro Sem Fumaça foram destaques da coletiva. “Temos orgulho em dizer que o
tabaco do futuro sem fumaça vem do Brasil. Atualmente 40% da receita anual da
PMI é proveniente dos produtos sem fumaça, mas um Futuro Sem Fumaça não
significa um futuro sem tabaco” afirmou Roberto Schloesser, diretor de Leaf
Brasil. Os produtos sem fumaça incluem o dispositivo de tabaco aquecido IQOS,
lançado há dez anos e disponível em mais de 90 países atualmente - no Brasil,
não está registrado e não é comercializado.
Para
garantir a eficiência e qualidade da cadeia produtiva, a Philip Morris Brasil
utiliza o Sistema Integrado de Produção de Tabaco. De acordo com o Gerente de
Engajamento de Negócios de Leaf, Jorge Struecker, nesse modelo, a companhia se
coloca à disposição do produtor para o fornecimento de insumos e assistências
técnicas para a produção, rastreabilidade, qualidade e transporte do produto,
além da promoção de práticas sustentáveis, considerando os aspectos econômicos,
sociais e ambientais da propriedade.
“O
sistema é um modelo sustentável que promove a eficiência e a responsabilidade
socioambiental na cadeia produtiva do tabaco, trazendo inúmeros benefícios ao
produtor”, afirmou Jorge Struecker.
Atualmente
a PMB possui em torno de 5 mil produtores integrados nos três estados da região
Sul, totalizando 15 mil hectares contratados. Segundo Eliandro Vicosa, Gerente
de Produção de Leaf, o tabaco utilizado pela PMB é majoritariamente proveniente
da agricultura familiar, envolvendo módulos de produção de aproximadamente 2.94
hectares no Sul. Na safra de 2024/2025 foram produzidos 35 milhões de quilos de
tabaco, sendo 42% proveniente do Rio Grande do Sul, 31% de Santa Catarina e 27%
do Paraná.
Vicosa
também destacou os investimentos de longo prazo da companhia de até R$60
milhões visando eficiência e mecanização do produtor, com foco na redução de
custo e melhoria da qualidade de vida. Segundo o executivo, a Philip Morris
Brasil vai investir R$85 milhões em custeio para a safra de 2025.
Foco na
sustentabilidade
Ao
final da sessão de apresentações, Débora da Silva Teixeira, supervisora de
Sustentabilidade, apresentou o impacto sustentável da companhia para as
comunidades locais, destacando os principais projetos de sustentabilidade
aplicados pela PMB no Sul. A Philip Morris Brasil possui 12 projetos ativos nos
três estados do Sul do Brasil, envolvendo 56 parceiros. Com os projetos, a PMB
visa gerar impacto positivo na conservação da natureza e na qualidade de vida
dos nossos agricultores.
Um
dos projetos que auxilia no atingimento desses objetivos é o Áuera, apresentado
durante a coletiva, uma parceria com a Embrapa Clima Temperado que visa
promover a sustentabilidade das propriedades integradas, com foco na conservação
da biodiversidade. O projeto, que utiliza diagnósticos socioambientais, planos
de intervenção e monitoramento de indicadores-chave para garantir a
sustentabilidade das propriedades, além do uso sustentável dos recursos
naturais, valoriza os agricultores familiares, destacando seus conhecimentos
tradicionais e práticas sustentáveis nos biomas Pampa e Mata Atlântica
Também
foram apresentados outros projetos de conservação ambiental e social
viabilizados pela empresa. O programa Protetor das Águas, reconhecido pela
Agência Nacional de Águas (ANA), traz a melhoria da qualidade da água para 20
mil pessoas na região de Vera Cruz (RS), preservando 138 nascentes e 242
hectares de mata nativa. O projeto Painéis Solares promove a energia limpa,
reduzindo em 55% o consumo de lenha na cura do tabaco. Por fim, o projeto
Quintais Orgânicos contribui para a diversificação e segurança alimentar para
mais de 65 mil pessoas no Sul do país, já tendo mais de 2 mil quintais
implantados.
Os
projetos socioambientais promovidos pela PMB têm como objetivo fortalecer todo
o ecossistema de produção do tabaco no Sul do Brasil. Além da coletiva, a
empresa esteve presente na Expoagro Afubra de 2025 com um estande de
apresentação, onde destacou seus principais projetos de Leaf, homenageando os
15 anos da área na companhia.
Sobre a Philip Morris
A Philip Morris International (PMI) é uma empresa internacional líder em tabaco que trabalha para oferecer um futuro sem fumaça, expandindo seu portfólio a longo prazo para incluir produtos fora do setor de tabaco e nicotina, sem alterações na cadeia produtiva. O atual portfólio de produtos da empresa consiste principalmente em cigarros e produtos sem fumaça, incluindo tabaco aquecido, vapor e produtos de nicotina oral. Desde 2008, a PMI investiu mais de US$12.5 bilhões no desenvolvimento de produtos inovadores sem fumaça, cientificamente substanciados, para adultos que, de outra forma, continuariam a fumar. Isso inclui a construção de capacidades de avaliação científica de classe mundial, principalmente nas áreas de toxicologia de sistemas pré-clínica, pesquisa clínica e comportamental, bem como estudos pós-mercado. Em novembro de 2022, a PMI adquiriu a Swedish Match – empresa líder em produtos de entrega oral de nicotina. A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou a comercialização de versões dos dispositivos e consumíveis IQOS Platform 1 da PMI como Produtos de Tabaco de Risco Modificado (MRTPs), constatando que as ordens de modificação de exposição para esses produtos são apropriadas. A Philip Morris Brasil atua no País há 50 anos, e segue as diretrizes globais para a criação de um futuro com uma nova categoria de produtos sem fumaça. Em 30 de junho de 2024, 90 mercados dispunham de produtos sem fumaça da PMI, e a empresa estima que aproximadamente 36,5 milhões de adultos em todo o mundo já mudaram para o IQOS e pararam de fumar. Os produtos sem fumaça representaram aproximadamente 38% da receita líquida total da PMI no primeiro semestre de 2024. Com uma base sólida e experiência científica, em fevereiro de 2021, a PMI anunciou sua ambição de expandir para as áreas de bem-estar e saúde e fornecer produtos e soluções inovadoras que visem atender às necessidades não atendidas de consumidores e pacientes.