Logo Folha de Candelária
Geral 16/11/2021 10:55
Por: Redação

Após um ano, Pix traz novidades aos clientes

Pix Saque e Troco e Open Banking são duas das novidades a serem disponibilizadas

Nesta terça, 16, o Pix está completando um ano, com um número aproximado de 112,6 milhões de usuários. De acordo com informações do Banco Central, trata-se do sistema de pagamentos instantâneos com adesão mais rápida em todo o mundo. A ferramenta viabilizou novos modelos de negócios e facilitou transferências. De modo particular, o Pix se consolidou entre pessoas físicas, com 93,4% dos usuários cadastrados até hoje. Entre as empresas, a adesão foi mais lenta, com 7,4 milhões de usuários. Mesmo assim, o número de empresas a usarem a ferramenta cresce a cada dia. Até o final de outubro, segundo dados do Banco Central, o Pix tinha 348,1 milhões chaves cadastradas por 112,65 milhões de usuários.

A ferramenta completa um ano em meio a preocupações com a segurança do sistema. Em razão do aumento de sequestros-relâmpago e de fraudes relacionadas ao Pix, o BC limitou, em outubro, as transferências a R$ 1 mil entre as 20h e as 6h, e outras medidas foram adotadas. Confira abaixo outras novidades.

PIX SAQUE E TROCO - A novidade permite o saque em espécie e obtenção de troco em, estabelecimentos comerciais e outros locais públicos. Através do Pix Saque, o cliente poderá sacar em qualquer ponto que disponibilizar o serviço, como comércio ou terminais eletrônicos. Já o Pix Troco permite o saque durante o pagamento de uma compra, fazendo um pix equivalente à soma da compra e do saque, recebendo a diferença como troco em espécie.

OPEN BANKING – O BC pretende, ainda neste trimestre, estender o iniciador de pagamentos ao Pix. Através do sistema, com possibilidade de ser usada para pagamentos por redes sociais e por aplicativos de compras e mensagens, o cliente recebe um link com os dados da transação e confirma o pagamento.