Logo Folha de Candelária
Geral 25/09/2017 16:40
Por: Tiago Mairo Garcia

Sacrifício de cavalo acidentado gera polêmica

Em publicação em rede social, ONG SOS Bichos relatou que animal foi sacrificado a pauladas por populares. Prefeitura emite nota de esclarecimento sobre o fato

O acidente registrado no final da tarde da última sexta, 22, envolvendo uma Kombi e uma Charrete, conduzida por crianças menores de idade, teve desdobramentos com relação ao modo como o cavalo acabou sendo sacrificado na margem do km 139 da RSC 287, em Candelária.

Em publicação em sua página na rede social Facebook na noite de sexta, 22, a ONG SOS Bichos, de Candelária, relatou que o cavalo foi morto a pauladas por populares. Na publicação, os voluntários da ONG salientaram que buscaram dar um fim digno para o animal após dois veterinários recomendarem a eutanásia devido à fratura exposta sofrida pelo animal em uma das patas, porém, que nenhum dos veterinários tinham a medicação para realizar o procedimento. A ONG também informou que os soldados da Polícia Rodoviária Estadual, que atenderam a ocorrência, não obtiveram autorização dos superiores para dar um tiro no animal, que segundo teriam dito os veterinários para a ONG, seria uma alternativa sem sofrimento. A entidade não-governamental questionou quem é o responsável pela situação? Que estavam presentes os Bombeiros Voluntários, Polícia Rodoviária Estadual, o dono do cavalo e populares, todos nervosos e de mãos atadas com o sofrimento do animal por aproximadamente três horas. A ONG informou que, com autorização do dono do cavalo, o animal foi morto a pauladas por populares, com o fato sendo assistido por todos os presentes. “É O FIM!!!! É A PIOR SITUAÇÃO QUE JÁ PASSAMOS ATÉ HOJE!!! Os voluntários não conseguiram fazer nada. Estamos fazendo de tudo para resolver essa SITUAÇÃO E SOMENTE NÓS CORREMOS ATRÁS!!! Marcam e depois desmarcam reuniões.Ninguém se importa!!! É muito triste!!! Hoje estavam apenas 2 crianças no tuck por sorte não perderam a vida!! Ainda assim ninguém se importa!! Nem seus PRÓPRIOS PAIS!!! TRISTEZA PROFUNDA E A SENSAÇÃO DE IMPOTÊNCIA E ABANDONO, TAL QUAL OS ANIMAIS SENTEM...NÓS SENTIMOS TAMBÉM...HOJE ESTAMOS FERIDOS DE MORTE”, finalizou a publicação, em tom de desabafo, da entidade. A Publicação da ONG SOS Bichos repercutiu nas redes sociais. Até a tarde de ontem, 25, foram 474 reações de raiva e indignação, 125 compartilhamentos e 140 comentários, na sua grande maioria, revoltados com o episódio.

Devido a grande repercussão do fato nas redes sociais, a Prefeitura Municipal de Candelária publicou na manhã desta segunda, 25, em seu site oficial, uma nota de esclarecimento sobre o fato, confira abaixo a nota na integra.

Nota de Esclarecimento

O Município de Candelária/RS, representado por seu Prefeito Municipal, vem a público esclarecer os fatos alusivos à morte do cavalo de pelagem gateada (de muitas variações), ocorrida às margens da RSC 287, por volta das 19 horas do dia 22 de setembro de 2017, e manifestar-se contrário aos atos praticados por populares, bem como os comentários ofensivos lançados em relação ao fato.

Primeiramente, o Município de Candelária/RS esclarece que, diferentemente do que vem sendo veiculado nas redes sociais e comentários realizados por populares, o Prefeito Municipal de Candelária/RS sequer tomou conhecimento do ocorrido e, portanto, não autorizou tal prática cruel contra o animal.

O veterinário do Município, por sua vez, foi localizado pela Organização não Governamental de Proteção aos Animais, em sua residência, vez que se encontrava fora do horário de expediente, e se dirigiu, voluntariamente, ao local do acidente, a fim de constatar o estado de saúde do animal, ainda que esta ação não se enquadrasse nas atribuições do cargo de veterinário de inspeção sanitária que ocupa perante o Ente Público Municipal.

Tendo o veterinário do Município verificado que o bem-estar do animal estava comprometido de forma irreversível, este sugeriu apenas e tão somente a prática de eutanásia química ou por arma de fogo do mesmo, conforme prevê a Resolução nº 1000/2012 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), e comunicou o proprietário de que deveria tomar as devidas providências nesse sentido.

Conforme referido, em nenhum momento o Prefeito ou o veterinário do Município de Candelária/RS autorizaram a execução, a pauladas, do animal. A atitude, cruel, foi tomada por populares que estavam presentes no local.

Assim, a Administração Pública Municipal de Candelária/RS, que não compactuou com tais atos de violência, repudia os atos de crueldade que foram praticados contra o animal e os comentários ofensivos lançados em relação ao fato.

A cobertura completa você confere na versão impressa da Folha na próxima sexta, 29 de setembro.