Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Sociedade arrastada por valores f?teis

Chorei vendo os documentários sobre o menino João Hélio, “arrastado” até a morte no Rio de Janeiro. Muitos choraram! O país chorou! Dizem que as lágrimas limpam os olhos. Quem sabe a sociedade enxergue melhor o que anda fazendo e motivando? Quem sabe pare de tapar o sol com a peneira?
O presidente Lula, falando sobre o crime, destacou a necessidade de rever valores e de repensar os objetivos da vida. Ele está certo. A tragédia nos fez chorar, mas, o fato é que os valores fúteis amplamente semeados acabam “arrastando ”a gente. Arrastam crianças e adultos! Arrastam com maior potência que um carro! Arrastam e esfregam os nossos sonhos em um asfalto! O consumismo exagerado e a superficialidade das relações matam o que vem pela frente, e não esperam por nada. A velocidade é tão grande que não dá tempo de colocar ou de soltar o cinto de segurança. A velocidade é tão grande que quando vamos notar já arrastaram nossos filhos, já “arrastaram” os nossos próprios valores. Arrastam-nos para um egocentrismo completo!
Um exemplo claro deste egocentrismo são as crianças abandonadas, “arrastadas” para becos, como a menina encontrada esta semana em Porto Alegre. Em Portugal, para amenizar a consciência egoísta, está sendo legalizado o aborto. É um exagero de egoísmo! Para não atrapalhar a vida de casais irresponsáveis, legaliza-se o assassinato de indefesos bebês. Já na Austrália, onde o aborto já é legal, o país luta contra o que chamam de epidemia de aborto, uma vez que cada vez mais casais “arrastam” os fetos a clínicas para matá-los. Em outros lugares, crianças são “arrastadas” para o crime. Foi o que um padrasto de 46 anos e uma mãe de 33 fizeram com um menino de 9 anos em Tramandaí, RS, obrigando-o a esconder um tijolo de maconha na cueca.
É de chorar! É de chorar muito! É de lamentar! Foi isso que fez o Senhor Jesus ao direcionar seus olhos para a cidade de Jerusalém. Ele lamentou: “Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe manda! Quantas vezes eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo de suas asas, mas vocês não quiseram! (Mt 23.37)”
Tenham certeza de que este é o lamento de Deus, quando observa nossas cidades, nosso país, a humanidade como um todo. Ele lamenta porque rejeitamos a sua Palavra e pensamos que os valores da vida, da fidelidade, da lealdade, da honestidade e da sexualidade são ultrapassados. Deus nos observa e lamenta, pois ele quer nos orientar, quer nos abraçar, tal qual a galinha faz com seus pintinhos, mas nós preferimos incentivar outras coisas; outros valores! Preferimos ser arrastados pela futilidade.
Apesar de tudo, o amor de Deus foi tão grande que permitiu que Jesus fosse “arrastado” até um monte chamado Calvário e ali fosse crucificado, carregando os pecados do mundo inteiro. Mediante a fé em Jesus somos herdeiros de um Novo Mundo. Lá, o Senhor vai enxugar dos olhos toda a lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. (Ap 21.4). Mas, enquanto estivermos aqui, nesse vale de lágrimas, o jeito é lutar pelos valores baseados na eterna Palavra de Deus e estender o lenço da solidariedade para todos os que choram.

Ismar Lambrecht Pinz
Teólogo e pastor luterano
ismarpinz@yahoo.com.br