Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Frio e umidade nos pr?ximos dias

Se há quem gosta do verão, também existem os que garantem preferir o inverno. Mas mesmo entre esses últimos, se ouvem queixas sobre os rigores da estação do fio no Rio Grande do Sul neste ano. A última onda de frio intenso veio na carona das chuvas registradas durante o final de semana. Uma massa de ar polar responsável pela queda de neve na Argentina no início da semana - fenômeno que não se repetia há 89 anos - fez as temperaturas caírem a índices negativos. Em Porto Alegre foi registrada na madrugada de quinta-feira, 12, a temperatura mais baixa desde 2000. Os termômetros chegaram a 0,3.
O município de Bagé registrou a temperatura mais baixa com -3,6 graus. Em Alegrete, os termômetros registraram -2,9 graus, em Santa Maria -2,2 e, em Rio Pardo, -1,4. Em Candelária, já às 22h30min de quarta-feira no painel do centro da cidade verificava-se uma temperatura de 3 graus. Às 6h da manhã o marcador chegou a zero, subindo depois gradativamente até a máxima de 12 graus. Na região serrana do município, a temperatura chegou a ficar negativa durante a madrugada de quinta. A intensidade da geada tanbém variou conforme a região.
De acordo com os institutos de meteorologia, a intensidade da massa de ar frio que chegou nesta semana ao Estado vinda da Argentina diminui durante a sexta, mas o tempo permanece instável devido à propagação de áreas de instabilidade. Chuvas fracas atingirão o norte do Rio Grande do Sul. No sábado, outra frente fria avança sobre a Região Sul, e a alta umidade do ar manterá a sensação térmica bem baixa. No centro e no sul do Estado, as noites e madrugadas frias provocarão geadas. Durante toda a próxima semana, a previsão é de que as temperaturas vão se manter baixas. Haja resistência para tanto frio.