Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Dissolvido o diret?rio municipal do PSDB

Pelo menos por enquanto, o PSDB não tem mais o diretório municipal em Candelária. A decisão tomada pela executiva estadual do partido no último dia 2 de julho determinou sua dissolução em decorrência das confusões até então existentes, segundo explicou ontem à reportagem da Folha o membro do diretório estadual, ex-prefeito, presidente da associação dos prefeitos do PSDB no estado e relator do processo, Lindemar Franzon. O líder do PSDB argumentou que o caso de Candelária não é fato único dentro da sigla. Outros três municípios – que ele preferiu não especificar – também estariam passando por problemas semelhantes. “Estava havendo muita confusão e do jeito que estava não podia continuar”, explicou. Indagado pela reportagem sobre os reflexos da decisão, Franzon preferiu não entrar em detalhes. “Resolvemos começar da estaca zero e colocar a casa em ordem”, avaliou.
ANDRÉ – O pivô da crise no partido em nível municipal foi a expulsão do verador André Rohde no final do mês de maio. Ele, juntamente com os vereadores Vandi e Leonir Menezes (hoje no PDT), solicitaram a intervenção da executiva estadual no diretório de Candelária e a dissolução do diretório, alegando que o processo fora conduzido de forma arbitrária. Por unanimidade, os membros da executiva estadual acataram as argumentações de Rohde, que venceu a queda-de-braço.
PROVISÓRIA – Na reunião do dia 2 de julho, Sara da Silveira, irmã do vereador Vandi, foi nomeada presidente da comissão provisória que tem por objetivo reorganizar o partido e preparar o processo de eleição do novo diretório num prazo de até 90 dias. Como secretário foi nomeado o suplente de vereador Cláudio Gewehr e como membros Cláudio Wolff, Émerson Schünke, Evandro Porto Rehbein e Nelson Gass. Nos demais municípios do estado, o PSDB realizará sua convenção no dia 19 de agosto, mas pelos fatos decorrentes da dissolução, o diretório de Candelária deve ser eleito em prazo mais dilatado.
JOÃO MORAES – O ex-presidente do PSDB de Candelária, João Moraes, ainda não foi notificado oficialmente sobre a decisão da executiva estadual. Foi a reportagem da Folha quem o comunicou sobre o fato ontem às 14h. Indagado sobre as providências que pretende tomar, Moraes disse que não iria se pronunciar enquanto não recebesse a documentação do partido, o que deverá acontecer ainda hoje.