Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

A nutri??o no dia-a-dia

Muita confusão tem sido feita em relação às necessidades nutricionais para a manutenção da saúde, principalmente em algumas situações especiais, como a sobrecarga profissional (trabalho excessivo), de intensa atividade física (atletas), estética, ou simplesmente em determinados períodos de nossa vida (fase de crescimento, de gestação ou durante o avançar da idade).
A nutricionista Sabrine Richter destaca que vem daí um conceito fundamental. “Devemos nos alimentar conforme as necessidades de cada período ou de cada situação. Tudo o que for feito neste sentido permitirá que possamos saber o que e quanto é necessário constar do nosso cardápio para que nossa saúde possa ser mantida ou readquirida, tarefa essencial do nutricionista”, salienta, ao lembrar que praticamente todas as funções do nosso organismo dependem de alimentos: seja como combustível, para fornecer energia, seja como aditivos para promover o bom funcionamento dos processos metabólicos, todos estes elementos devem vir da alimentação.
Bons exemplos destes tipos de alimentos são os carboidratos, principais responsáveis pelos nossos suprimentos de energia. “Os melhores exemplos são as massas, pães e doces, ricos em amido e açúcares, cuja facilidade de digestão permitem que possamos adquirir grande quantidade de calorias em curto espaço de tempo. Pode, porém, ser prejudicial para quem não utiliza todo o equivalente energético, pois o excedente será transformado em depósito, o que significa acúmulo de gordura. Temos, portanto, que equilibrar nossa ingestão de carboidratos com os nossos gastos, quando queremos manter nosso peso estável”, recomenda.
Segundo Sabrine, as proteínas são o melhor exemplo de matéria prima para a organização das nossas estruturas. Suas melhores fontes são os produtos de origem animal (carnes, ovos, leite) e devem se responsabilizar por pelo menos um terço da nossa dieta diária.
GORDURAS - As gorduras também exercem funções muito importantes, uma vez que todas as membranas do nosso corpo são compostas de derivados de gordura. “Mesmo aquela depositada na pele tem a importante função de proteger-nos contra a perda de calor. Não pode, porém, ser excessiva. Se contribuirmos para que este acúmulo seja exagerado, certamente teremos todos os prejuízos da obesidade que, além da questão estética, também causará problemas cardíacos, circulatórios e nas articulações, por isso devemos preferir as gorduras de origem vegetal”, salienta a profissional.
VITAMINAS - As vitaminas também são fundamentais nos processos metabólicos e promovem inúmeras reações essenciais ao nosso organismo. De modo geral, frutas e verduras frescas são suas principais fontes e, desde que ingeridas rotineiramente, são suficientes para suprir as nossas necessidades.
Se existem inúmeros problemas relacionados aos maus hábitos alimentares, que podem inclusive ser evitados ou eliminados se correções simples forem adquiridas no dia a dia, o nutricionista exerce papel fundamental nestas situações, orientando e disciplinando para a prevenção ou correção do problema.
“Atualmente, estamos formando grupos com objetivos comuns para acompanhamento. O resultado apresentado por grupos já concluídos é fascinante. Com o auxÍlio da psicóloga Kelly Bauer é desenvolvido um trabalho disciplinador”, destaca a nutricionista. “Além disso, em conjunto com a fisioterapeuta Fabíola Hekner foi elaborado um pacote promocional de inverno destinado às pessoas que desejam apenas emagrecer ou manter a forma”, salienta. “Interessados podem ingressar em grupos recém formados ou criarem novos grupos com finalidade específica”, conclui.
Maiores informações sobre o assunto podem ser obtidas com a nutricionista Sabrine pelo telefone (51) 9202 7683, ou ainda em seu novo consultório, na Avenida Marechal Deodoro, 1001.