Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Uma gera??o comprometida com a preserva??o do meio ambiente

Na última quarta-feira, 4, a turma da 3ª série do Colégio Nossa Senhora Medianeira visitou a exposição das alunas do Atelier Li Arte, onde tiveram a oportunidade de analisar e descrever as obras expostas através da linguagem visual. Segundo a professora, Flávia Pereira, os estudantes também puderam contemplar a beleza dos quadros. “As imagens deixam transparecer, de forma recorrente, o poder, a desolação, a indiferença, a ganância, a sobrevivência, a dor e a esperança, motivos que envolvem o tema Consciência que veio ao encontro do Projeto Planeta Sustentável”, explica.
A professroa expõe que o Projeto Planeta Sustentável está sendo desenvolvido nas turmas dos anos iniciais do Colégio Nossa Senhora Medianeira, juntamente com a comunidade escolar, e tem a finalidade de fazer com que os alunos conheçam e empreguem o conceito da Equação dos 4Rs, “Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar”, por meio de estudos das relações entre os elementos que constituem o Planeta Terra. “Dessa forma, os alunos buscam uma compreensão de que o consumo sem limites exerce demasiada pressão sobre os recursos naturais, provocando danos ao meio ambiente”, pondera.
Conforme Flávia, durante a visita à exposição das obras na Casa de Cultura, notou-se, além da admiração pelos trabalhos, a preocupação dos alunos com sua geração e com as gerações futuras em relação ao aquecimento global, questionando e refletindo sobre cada imagem. “Todos deram opiniões críticas sobre o impacto negativo da ação do homem na natureza, já que estão sentindo as conseqüências devido às altas temperaturas, chuvas torrenciais, secas ininterruptas e milhares de pessoas desabrigadas por conta das catástrofes ambientais”, conta. “Os alunos alertam que ‘Repensar’ sobre todas as ações que contribuem com a efetiva conscientização que temos na preservação do meio ambiente é um bem que fizemos a nós mesmos. O planeta está doente porque o homem não aprendeu a usar seu recurso natural de forma consciente”, completa, ressaltando que vale a pena conferir o que esta galerinha está construindo para ajudar o planeta. “Eles farão os nossos dias serem melhores daqui para frente”, finaliza.