Logo Folha de Candelária
Geral 05/12/2023 14:57
Por: Charles Silva

Candelária celebra a chegada do Castramóvel

A unidade móvel de castração tem o objetivo de conter a reprodução desassistida dos animais de rua, reduzindo o número de abandonos e contribuindo para um ambiente urbano mais sustentável

  • O prefeito Rim, a primeira dama Cleonice Medeiros e a subprocuradora Tanaela Muller

Após uma espera de três anos, a cidade de Candelária celebra a chegada do seu “Castramóvel”, um projeto que promete trazer avanços significativos no controle de natalidade e no cuidado com animais de pequeno porte. O veículo, um trailer zero km adaptado para Unidade Móvel de Castração, foi obtido através de uma emenda parlamentar no valor de R$300 mil, do senador Luiz Carlos Heinze e marca um passo importante para a gestão responsável da população de cães e gatos no município.

O Castramóvel surge como resposta ao grande aumento no número de animais abandonados ou semi-domiciliados (que possuem tutores, mas são criados soltos) em Candelária. Um problema que pode gerar muitos prejuízos associados à saúde pública, como as infestações de pulgas ou carrapatos, vetores de diversas doenças. Além da exposição destes animais a atropelamentos, fome, exposição a condições climáticas extremas, entre outras.

A unidade móvel possui uma estrutura similar a uma clínica veterinária, incluindo ambientes e equipamentos para a esterilização do material, a anestesia e a cirurgia propriamente dita. Para seu funcionamento, a equipe mínima inclui um motorista, um médico veterinário e dois auxiliares (não necessariamente veterinários).

A seleção dos animais será realizada previamente, com base nas condições relacionadas ao proprietário e ao animal, gerando um cronograma de realização dos procedimentos. O Castramóvel atenderá preferencialmente aos proprietários de animais em condições de vulnerabilidade, e cadastrados junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Esses critérios foram estabelecidos com base em estudos de controle populacional que evidenciam a necessidade de direcionar as atividades às regiões onde haja maior necessidade de intervenção, para que sejam alcançados resultados mais significativos.

Para dar início aos trabalhos na nova unidade móvel, o primeiro passo será a aprovação pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, o que poderá demorar até 60 dias. Enquanto isso, o Município de Candelária estará providenciando o projeto de lei que definirá as regras de funcionamento e prioridades de cadastro. Além dar início ao processo licitatório para a contratação da empresa que irá prestar os serviços de castração para o Município.