Logo Folha de Candelária
Geral 12/05/2020 20:25
Por: Redação

Prefeito publica novo decreto e pede a colaboração da população

Em transmissão ao vivo, Paulo Butzge observou que a região está na faixa de risco médio e evitar que as medidas restritivas aumentem depende da conduta de todos

No dia em que foi confirmado o quinto caso de coronavírus em Candelária, o gabinete de prevenção e enfrentamento do coronavírus no município realizou uma nova transmissão ao vivo. Inicialmente programada para às 17h de terça, 12, a live na página da imprensa da Prefeitura atrasou em função de problemas técnicos, sendo veiculada por volta das 18h30. Na ocasião, o coordenador do gabinete de prevenção, Dionatan Tavares, explicou, inicialmente, que o município publicou naquela data um novo decreto executivo, consolidando os anteriores em relação ao enfrentamento da Covid-19 e para adaptar as regras locais às normas estaduais. Neste sentido, a principal novidade é o uso obrigatório de máscaras, agora não só nos estabelecimentos comerciais, mas em todas as repartições e áreas de circulação pública.

OS TESTES RÁPIDOS

Por sua vez, a secretária municipal de Saúde, Grazieli Priebe, atualizou os números de acompanhamento do coronavírus no município. Confirmou o teste positivo em uma moradora da cidade de 32 anos, obtido através de um teste rápido. Ela explicou que o município mudou recentemente seu protocolo com a utilização de testes rápidos disponíveis, o que fez aumentar o número de casos suspeitos. Grazieli ainda esclareceu que o resultado destes testes nem sempre é imediato, à medida que deve ser feito entre o sétimo e o décimo dia de sintomas do paciente ou depois de três dias sem sintomas. Atualizou os números do município, indicando que agora são cinco casos confirmados, dos quais quatro já estão recuperados e uma paciente em isolamento domiciliar. Ainda são contabilizados 15 casos suspeitos e 35 descartados de contaminação pelo coronavírus. Desde 23 de março, os atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios somam 369.

O ISOLAMENTO DOMICILIAR

A secretária Grazieli ainda registrou que muitas pessoas têm dúvidas a respeito do isolamento domiciliar. Conforme explicou, os pacientes com suspeita de diagnóstico do novo coronavírus, que apresentem sintomas leves ou moderados e que não requerem hospitalização, devem seguir estritamente as recomendações de isolamento domiciliar. Conforme acrescentou, a duração do isolamento deve ser de 14 dias, desde o início dos sintomas ou antes em caso de liberação médica. O paciente ainda deve ficar em um quarto isolado e bem ventilado. Os demais membros da família não devem entrar no quarto. Se for necessário o paciente circular pela casa, ele deve usar uma máscara cirúrgica, manter no mínimo um metro de distância dos demais familiares e evitar ao máximo tocar em objetos comuns.

QUESTIONAMENTOS

Durante a transmissão, algumas pessoas formularam questionamentos. Foi esclarecido, por exemplo, que a utilização de testes rápidos ainda é restrita, pois a entrega de lotes comprados pelo município está atrasada. Pelo novo protocolo, a secretária de Saúde explicou que todas as pessoas que tiveram algum contato com pessoa contaminada e que apresentam sintomas deverão ser testadas. Grazieli ainda respondeu uma pergunta sobre a utilidade do prédio da Ulbra. Conforme explicou, esse centro serve para atendimento específico de pacientes com sintomas respiratórios, evitando, assim, que possíveis suspeitos de coronavírus fiquem próximos de outras pessoas que estiverem nas demais unidades de saúde. Qualquer dúvida a respeito do coronavírus pode ser esclarecida, segundo a secretária, pelo fone 3743-8155.

SINAL DE ALERTA

O prefeito Paulo Butzge também participou da transmissão, ressaltando, inicialmente, que o município está cumprindo rigorosamente o que determinam os protocolos e as medidas de prevenção ao coronavírus. Observou que o novo caso traz um sinal de alerta e que é preciso que todos se mantenham vigilantes para evitar a proliferação do vírus. Destacou que na região se observa um crescimento dos casos e que, por ora, a bandeira é laranja, que representa uma zona de risco médio da doença. Lembrou que aliviar ou aumentar as medidas de restrição dependem da conduta da população.

FAKE NEWS

O chefe do executivo ainda alertou a população para cuidar com as informações falsas que circulam muitas vezes, as chamadas fake news. Neste sentido, esclareceu que o governo federal deverá destinar um auxílio emergencial para estados e municípios, o que representará um aporte de um valor um pouco superior a R$ 4 milhões para Candelária. Registrou que, ao contrário do que algumas pessoas acreditam, esse montante não se destina para a área da saúde. Conforme informou o prefeito, essa verba, com exceção de uma parte para a saúde, será repassada para recompor as perdas de estados e municípios com ICMS e ISS em função da pandemia do coronavírus. Acrescentou não se tratar de um aporte de recursos, mas sim apenas de uma reposição de perdas estimadas. Ao finalizar, o prefeito ainda parabenizou a todas as enfermeiras pela passagem do seu dia, destacando o papel fundamental da categoria no combate da pandemia.