Logo Folha de Candelária
Geral 03/06/2019 17:24
Por: Redação

Ambienta Candelária: um dia para repensar o Meio Ambiente e o futuro de Candelária e do planeta

Evento objetiva conscientizar sobre a proteção à natureza e também sobre questões relacionadas à coleta seletiva de lixo

Estranha contradição vive o ser humano no mundo: ao mesmo tempo em que faz do planeta sua morada, especializou-se em desenvolver inúmeros modos de prejudicar o seu habitat, a ponto de correr o risco de colocar em risco a possibilidade de manter condições de haver vida na Terra. Tanto que o futuro das próximas gerações é incerto. Em função disso, eventos são organizados em prol do meio ambiente, tanto em nível mundial como em pequenos municípios. A conscientização, porém, quando requer mudança de hábitos, ocorre de forma lenta. É nesse contexto, cientes de que a conscientização é tarefa urgente, que a prefeitura municipal e o Conselho Municipal do Meio Ambiente, com apoio da Acic e do Conselho Municipal de Saúde, estão organizando, para o Dia Mundial do Meio Ambiente, no próximo dia 5 de junho, e evento intitulado Ambienta Candelária. O slogan da campanha, "O futuro que teremos só depende de nós", diz praticamente tudo. 

De acordo com o coordenador do departamento de Meio Ambiente da prefeitura de Candelária, Albino Gewehr, o principal objetivo do evento é orientar os cidadãos da cidade e do interior a pensar na Candelária do futuro, o que será feito através de palestras e ações diversas. A programação será dividida em dois momentos distintos, sendo o primeiro programado para as 9h, no auditório da Acic, e o segundo, a partir das 11h, na rua coberta. Na parte prevista para o auditório da Acic, será apresentado o programa "Ambienta Candelária", seguindo-se palestra sobre os resultados da coleta seletiva no município, entre outros assuntos. Em seguida, haverá distribuição de materiais de divulgação sobre os chamados ecopontos (pontos específicos de recolhimento de lixo selecionado) às empresas. Já na rua coberta haverá um mutirão de coleta de aparelhos eletroeletrônicos e distribuição de mudas de árvores nativas, doadas pela Afubra e pela prefeitura. Além de apresentar o "Ambienta Candelária", outro propósito das ações da campanha é fortalecer na população a consciência quanto à fundamental importância da destinação correta dos diversos tipos de lixo em todo o município.

O "Ambienta Candelária" se divide em dois núcleos: o "Recicla Candelária" e o "Desenvolvimento Rural". O primeiro se subdivide na seleção e separação de resíduos sólidos, a compostagem, a central de reciclagem, a divulgação dos locais para o descarte adequado dos diferentes materiais e as lixeiras temáticas. O "Desenvolvimento Rural" compreende biodigestores, protetor das águas, o programa de troca de sementes, saneamento rural e abastecimento rural.

A respeito dos primeiros meses de coleta seletiva, Albino Gewehr considera que o município está no caminho certo, embora ainda sejam necessários mais esclarecimentos e alguns ajustes. Gewehr informa que, antes da implantação do sistema, eram destinados ao aterro sanitário 250 toneladas de lixo por mês. Em março, 70 toneladas de lixo orgânico deixaram de ser enterrados, representando uma economia de aproximadamente R$ 45 mil aos cofres públicos. "O caminho é continuar selecionando o lixo e propagar uma maior conscientização, para que não ocorra descarte de lixo em dias errados", esclarece. Atualmente, existem no município 23 farmácias para recolhimento de medicamentos, pomadas e perfumes vencidos; 30 estabelecimentos para descarte de pilhas, baterias e lâmpadas - número que, com a ajuda da Acic, será ampliado para 50; dois ecopontos para recolhimento de pneus usados. Já os eletroeletrônicos podem ser levados ao Departamento de Meio Ambiente da prefeitura de Candelária, ou ligar para o Departamento de Meio Ambiente (3743-8121) solicitando o recolhimento do aparelho.

O Ambienta Candelária é resultado de uma soma de esforços dedicados a pensar num futuro possível para o município dentro de um contexto global. Todos que quiserem ajudar neste importante esforço estão convidados a comparecer.