Logo Folha de Candelária
Geral 03/09/2021 15:24
Por: Redação

Mais de 35% da população candelariense completou o esquema vacinal

Secretaria de Saúde reforça chamamento a quem ainda não se imunizou, enquanto município ainda tiver estoque para as primeiras doses

A vacinação em segunda dose contra a covid-19 em Candelária ganhou um impulso expressivo nos últimos dias. Conforme a Folha noticiou na última quinta, 26, 8.820 pessoas haviam completado o esquema vacinal até aquela data, o equivalente a 28% dos moradores ou 36% da população vacinável. De acordo com os dados fornecidos na tarde de ontem pela Secretaria Municipal de Saúde, esse número total pulou para 11.046, representando 2.226 aplicações a mais. Dessa forma, Candelária chegou a 45% da sua população vacinável (a partir dos 18 anos) com a segunda dose ou com a dose única da Janssen aplicada. Em números absolutos, o município alcançou 35,15% da população completamente imunizada, o que representa um pouco mais de um terço dos moradores. É importante lembrar que já há alguns dias foi autorizada uma diminuição do intervalo entre a primeira e a segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer de 12 para 10 semanas. Para conferir o novo dia do reforço, basta diminuir em 14 dias a data agendada na carteira de vacinação.
Por sua vez, a vacinação em primeira dose no município progrediu pouco de uma semana para outra. Eram 18.944 no dia 26 e 19.334 ontem, número que representa 61% do total e 78,7% da população vacinável. A secretária municipal de Saúde, Grazieli Priebe, reforça a convocação para os que ainda não se vacinaram, lembrando que o município ainda tem estoque para a aplicação de primeira dose. Ela observa que em breve essas doses poderão ser requisitadas pelo Ministério da Saúde, ficando o município apenas com estoque para a segunda dose. Neste sentido, a secretária alerta que as pessoas sem vacina poderão ter seu acesso negado em alguns locais ou em eventos, realidade que já acontece em alguns países e no próprio país.