Logo Folha de Candelária
Geral 18/05/2018 14:53
Por: Tiago Mairo Garcia

Hospital Candelária comemora mês da Enfermagem

Direção do hospital programou diversas atividades para celebrar o dia do enfermeiro e do técnico em enfermagem

  • Painel comemora o dia da enfermagem
  • Aristides Feistler - Administrador do Hospital Candelária

Com a intenção de comemorar o “Mês da Enfermagem”, celebrado no mês de maio, em razão da data do “Dia do Enfermeiro” e o dia do “Técnico de Enfermagem”, nos dias 12 e 20 respectivamente, e o mês marca também a data de aniversário da Sociedade Beneficente Hospital Candelária, fundada no dia 16 de maio de 1957 pelas Igrejas Evangélicas Luteranas. A direção do Hospital Candelária programou diversas atividades, a começar por um bonito painel afixado logo na entrada da casa, onde estão expostas fotografias dos profissionais de enfermagem e técnicos de enfermagem como forma de homenagear estas importantes classes. Segundo o Administrador do Hospital Candelária, Aristides Feistler, estamos promovendo palestras, uma delas aconteceu também no dia 16 de maio com uma palestra na ACIC, com a Psicóloga Berenice Chaves de Cachoeira do Sul, que contou a participação de todas as equipes e colaboradores. Até o fim do mês, esta programado diversas atividades voltadas a estes profissionais.

Feistler está na Administração do Hospital de Candelária desde a solicitação dos serviços da casa pelo Executivo Municipal na pessoa do prefeito Paulo Butzge, que em 1º de abril de 2013, nomeou uma comissão administrativa, tendo Aristides Feistler como administrador. Após dois anos, finalizando a solicitação dos serviços, uma nova diretoria foi eleita, encabeçada pelo Dr. Romi Avila Hugo, que entendeu e avalizou o trabalho desenvolvido por Feistler, que se mantém como Administrador do Hospital de Candelária, realizando grandes ações frente a esta casa de saúde. As homenagens aos profissionais da enfermagem partiu justamente da administração que reconhece o valor dos mesmos, e agradece o empenho.

Quando se procura os profissionais para falar de sua atuação, é praticamente unanime a satisfação desses, a começar pela Enfermeira Chefe do Hospital Candelária, Fernanda Wellfe, “Enfermeira por vocação” e notoriamente apaixonada pela profissão, ela vem realizando um grande trabalho junto à casa de saúde, e destaca o trabalho realizado pelas Técnicas de Enfermagem salientando que na realidade a equipe técnica é essencial, pois trabalham mais de perto com o paciente. Obviamente o enfermeiro avalia e coordena, mas quem traz todas as ocorrências ou situações do paciente são os técnicos, que estão mais perto do paciente no dia a dia.

Da mesma forma que Fernanda, outras três entrevistadas pela reportagem, corroboram com a enfermeira chefe no que diz respeito ao amor a profissão. É o caso de Fabíola Doebber, que começou a cursar o curso de técnica de enfermagem por incentivo dos pais, após a formatura no colégio. Conta que não conhecia essa profissão, mas foi incentivada e ajudada pelos pais, e já está a 11 anos trabalhando no Hospital Candelária. Ela diz que é mais que uma realização, e trabalhar no hospital é muito gratificante.

Outro relato é de Vânia de Paiva, que também foi incentivada pela família que achava uma profissão bonita, mas com o tempo e o aprendizado diz que foi tomando gosto pela profissão, pela qual se realiza, pois o carinho que dá, é recebido de volta, ela atua há 20 anos, sempre no Hospital Candelária. Vânia relatou que existem momentos não tão bons, mas em contra partida, a maioria das experiências na profissão são excelentes. Ela diz ser muito bom trabalhar no Hospital de Candelária, não pensaria trabalhar em outro local ou em outra profissão. Ela lembra que há 20 anos quando entrou no Hospital para trabalhar, a Nutricionista Miriam Gewehr Bender disse a ela para aprender a língua alemã, pois em Candelária à maioria fala esse idioma, aos risos, ela disse que não aprendeu, mas também não precisou.

Da mesma forma, a Técnica de Enfermagem Gilda Louzada Rodrigues afirmou que escolheu a profissão por inspiração e convivência com uma amiga enfermeira durante sua adolescência, e que serviu de inspiração para ela seguir a mesma carreira. Ela diz que se realiza todos os dias, “por menor que seja o ato que se faça, se está fazendo o bem pra alguém, e isso é muito gratificante”. Ela conta que é enfermeira há aproximadamente 17 anos, esta há um ano e oito meses no hospital Candelária. Gilda diz gostar de trabalhar nessa casa de saúde, e como ela é menor que a casa anterior onde ela trabalhava(Hospital Santa Cruz), se tem mais contato com os colegas e se sente mais acolhida. Gilda afirma que apesar de não ter tantos recursos como hospitais de grandes cidades, o Hospital Candelária tem atendimento e a qualidade em equipamentos e não ficam nada a desejar. “Estou muito feliz de trabalhar nesta instituição”.

Desde sua fundação em 1957, o Hospital Candelária teve diversas administrações, e certamente todos os presidentes, a exemplo de Romi Avila Hugo, fizeram o melhor que era possível, porém é justo salientar que nos últimos cinco anos os avanços na parte administrativa, no atendimento, estrutura física e especializações são notórios. Exemplo disso é a inauguração na próxima segunda-feira da nova ala de Pediatria, entre outras melhorias, inclusive na parte administrativa. Segundo o Administrador Aristides Feistler. “estamos buscando melhorar todos os dias, é um trabalho difícil, árduo. Enfrentamos diversos problemas, muitos de ordem financeira, visto que o Governo Estadual não cumpre de forma satisfatória sua parte, atrasando os pagamentos, porém, estamos caminhando para futuro. E o futuro é promissor”, frisou Feistler. (Com informações de Erni Bender - AI Prefeitura Municipal de Candelária)