Logo Folha de Candelária
Geral 12/09/2025 07:14
Por: Diego Foppa

Banrisul irá administrar o vale -alimentação

Atrasos nos pagamentos dos lojistas conveniados motivaram a rescisão contratual com o Face Card

Nos próximos dias, os servidores municipais de Candelária poderão voltar a usar os créditos disponíveis referentes ao vale-alimentação. A Prefeitura está ultimando os trâmites para a contratação do Banrisul para administrar o benefício, através do Banricard Alimentação O Vale Alimentação dos servidores municipais ficou alguns dias interrompido após os supermercados e os demais lojistas credenciados terem cancelado a aceitação do cartão da empresa Face Card, contratada em 2021 pela Prefeitura para administrar o vale, através de processo licitatório. A interrupção ocorreu, de acordo com as empresas conveniadas, por atrasos nos pagamentos de parte da Face Card. Pelo contrato celebrado, a Prefeitura repassava mensalmente à Face Card o valor correspondente aos vales alimentação, fixado atualmente em R$ 500,00 por servidor. No momento, o benefício é repassado para 606 servidores municipais efetivos.

A interrupção causou transtornos à medida que inúmeros servidores ainda tinham crédito nos respectivos cartões e, assim, ficaram impedidos de realizar suas compras. Durante a quarta, 10, a Prefeitura divulgou uma nova nota a respeito do impasse, informando ter procedido a rescisão unilateral do contrato com a Face Card, após ter formalmente notificado a empresa e feito contato telefônico para regularizar as pendências com os lojistas, o que não ocorreu. Ao mesmo tempo, a Prefeitura constatou que problemas semelhantes envolvendo a mesma empresa ocorreram em vários municípios gaúchos. Diante desse cenário, a administração municipal optou pela rescisão, além de abrir um Processo Administrativo Especial (PAE) visando o ressarcimento dos prejuízos causados pela empresa e a aplicação das penalidades cabíveis. 

A formalização da contratação do Banricard deve ser concluída até o início da próxima semana. Segundo o secretário municipal de Administração, Jorge Mallmann, o Banrisul se comprometeu a entregar os novos cartões do vale em até 10 dias. Assim, fica garantida a liberação do Vale Alimentação aos servidores no final do mês, já com o cartão do Banricard. A princípio, todas as empresas do ramo de alimentação com a máquina Vero estarão aptas a aceitar o Vale Alimentação do Banricard. Na citada nota, a Prefeitura também registrou que irá realizar um levantamento do saldo disponível de cada servidor para futura regularização. Segundo o secretário Mallmann, o Departamento de Gestão de Pessoal da Prefeitura já está realizando esse levantamento. O prefeito Nestor Ellwanger (Rim) disse que a Prefeitura está empenhada em resolver o problema o mais rápido possível, garantindo que nenhum servidor terá prejuízo. Ao mesmo tempo, afirmou que outras medidas serão adotadas para buscar o ressarcimento dos prejuízos causados pela empresa.