Logo Folha de Candelária
Geral 14/03/2024 17:33
Por: Charles Silva

Escola Guia Lopes completa 95 anos de história

Em celebração à data, nas últimas semanas alunos e professores mergulharam na história da instituição, revivendo momentos marcantes e construindo novas memórias

No último sábado, 9, a Escola Estadual de Ensino Médio Guia Lopes completou 95 anos de história junto à comunidade candelariense. Fundada em 9 de março de 1929, sob a alcunha de Grupo Escolar 7 de Julho, em alusão à data de emancipação de Candelária, o educandário construiu um importante legado que se mistura com a evolução histórica do município. Diante disso, ao longo das últimas semanas a direção do educandário realizou diversas ações, que contemplaram os alunos, professores e funcionários da escola.

Uma das principais atividades alusivas ao aniversário aconteceu na última sexta, 8, quando o professor Lennon Schlemmer, o ministrou uma aula especial que foi transmitida, simultaneamente, de modo online para todas as turmas da escola. Com o objetivo de valorizar a rica história do educandário, a atividade fez um apanhado dos principais acontecimentos históricos que envolveram a escola, falou sobre José Francisco Lopes, o Guia Lopes, que a partir de 1984 emprestou seu nome à instituição de ensino, além de mostrar aos alunos alguns dos registros fotográficos que compõe seu acervo histórico.

Conforme a diretora Ana Luiza Brandt, o aulão proporcionou que alunos de todas as idades conhecessem a história de uma instituição que faz parte de sua vida. Além disso, foi a primeira vez que todas as turmas da escola participaram de uma transmissão ao vivo, o que tornou o momento ainda mais especial.

No entanto, foi na segunda, 11, que as turmas dos três turnos da escola foram convidadas à cantar os parabéns e soprar as velinhas em homenagem a escola. Durante a atividade, a direção da escola, por meio de sua ex-aluna e rainha, Glauci Jahnke, anunciou o lançamento do projeto “Tampavida - Transformando reciclagem em esperança”, que tem o objetivo de arrecadar fundos ao centro de oncologia do Hospital Ana Néry por meio do recolhimento de tampinhas plásticas.

Para Brandt, tem sido uma grande emoção ver o engajamento dos alunos em conhecer e participar da história da escola. “Ao longo das últimas semanas as turmas desenvolveram inúmeros trabalhos sobre o Guia Lopes, sempre demonstrando seu carinho e vontade de participar. É muito bom ver que sua relação com a escola está indo além da mera transmissão de conhecimentos, também contribuindo para o desenvolvimento de seus valores, tão essenciais para uma participação ativa na sociedade. Um grande exemplo disso é o projeto ‘Tampavida’ que foi idealizado pela Glauci, que mesmo já formada, buscou através da escola uma forma de contribuir com o Hospital Ana Néry, que oferece tratamento para pessoas de todo o estado”, concluiu.