Logo Folha de Candelária
Geral 13/07/2020 18:07
Por: Redação

Governo estadual aceita recurso e região de Candelária segue na bandeira laranja

Decisão foi anunciada no final da tarde desta segunda, 13. Mapa definitivo da rodada deixa o estado com 10 regiões com bandeira vermelha

A região de Santa Cruz do Sul, que inclui Candelária, poderá permanecer nas regras da bandeira laranja após ter seu recurso acolhido pelo governo estadual, através de seu Gabinete de Crise. A classificação definitiva da décima rodada do Distanciamento Controlado foi divulgada no final da tarde desta segunda, 13, através de uma live com o governador Eduardo Leite. Ao todo, o governo gaúcho recebeu 63 pedidos de reconsideração da classificação preliminar divulgada no início da noitede sexta, 10. Cinco regiões voltaram para a bandeira laranja, incluindo a região de Santa Cruz do Sul. A região de Cachoeira do Sul é uma das 10 que manteve a classificação da bandeira vermelha.
Durante sua manifestação, após registrar que os pedidos de seguro-desemprego aumentaram 25% em relação ao ano passado, o governador disse que a observação da saúde como da economia mostra atualmente números negativos. Destacou que o governo trabalha para fazer o equilíbrio entre os dois setores. Eduardo Leite também festejou a confirmação da habilitação de mais 73 UTIs SUS no Estado, 10 dos quais em Santa Cruz do Sul. Dessa forma, o estado registrou um aumento de 75% de leitos de UTI desde o início da pandemia. “Esse crescimento contribuiu para que o índice de ocupação de leitos de UTI se mantenha em cerca de 73%”, observou. Outro reforço anunciado pelo governador é a entrega de mais 103 respiradores. São 50 respiradores beira-leito (utilizados em UTIs) e outros 53 de transporte (para o deslocamento de pacientes). O governador ainda informou que segue o esforço para que o Estado consiga agregar em breve mais 279 leitos de UTI pelo SUS. Outra informação importante trazida por Leite diz respeito a uma diminuição do número de internações por covid- 19 na última semana na comparação com as duas anteriores. (confira novas informações a qualquer momento).