Logo Folha de Candelária
Geral 03/03/2023 09:27
Por: Charles Silva

Secretaria de Saúde apresenta Campanha Vacina Candelária

Projeto tem como objetivo aumentar os índices vacinais do município, que tem ficado abaixo do nível de segurança estabelecido pelo Ministério da Saúde

Preocupada com os baixos níveis de cobertura vacinal no município, nesta quinta, 2, a Secretaria Municipal de Saúde de Candelária convidou autoridades municipais, líderes comunitários, profissionais da saúde, educação e assistência social para a apresentação de um novo projeto de imunização para o ano de 2023 intitulado ‘Vacina Candelária’.

Coordenam o projeto as enfermeiras Nerizane Fornari, Coordenadora do Centro Municipal de vacinação, e Jaqueline Sganzerla, Coordenadora da Unidade Móvel e da UBS Pinheiro. O principal objetivo do projeto é o desenvolvimento de ações de multivacinação que contemplem as populações mais vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes, pessoas com deficiência e profissionais da saúde, considerando as especificidades das áreas urbanas e rurais do município.

As enfermeiras exibiram dados sobre os projetos executados no último ano e apresentaram as metas e propostas a serem desenvolvidas em 2023. O Vacina Candelária prevê ações dentro das áreas de difícil acesso do município, assim como em escolas, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e até na praça de pedágio.

São dezenas de ações que pretendem disponibilizar todas as vacinas oferecidas pelo SUS para a população de todas as faixas etárias. Entretanto, Jaqueline ressalta que o sucesso destas iniciativas só será possível com o apoio de parceiros e da comunidade em geral. “É preciso que as informações corretas cheguem à população, que tem sofrido com muitas ‘fake news’. Para isso, contamos com o auxilio das autoridades, lideres comunitários e influenciadores. Só assim teremos êxito na erradicação de doenças e na promoção de saúde para nossa população”, afirmou.