Logo Folha de Candelária
Esporte 10/04/2017 08:43
Por: Tiago Mairo Garcia

Clássico abre estadual no Medianeira

Maxxycandeias e Atlético se enfrentam em local histórico para o futsal candelariense

  • Maxxycandeias e Atlético se enfrentarão pela terceira vez pelo Estadual Série Bronze. Clássico acontece neste sábado no Ginásio do Colégio Medi
  • Maxxycandeias
  •  Jorginho Pimentel, técnico do Maxxycandeias
  • Douglas Braga, técnico do Atlético
  • Atlético

Ginásio do Colégio Medianeira. Inaugurado em 1974, o espaço pertencente ao tradicional educandário é o mais antigo em atividade e reserva muitas histórias do futsal candelariense. O local, onde já pisaram nomes importantes do cenário esportivo gaúcho, volta a sediar uma partida oficial de futsal neste sábado, 8, a partir das 20h, reunindo as equipes do Maxxycandeias e Atlético, clássico local válido pela primeira rodada do Campeonato Estadual Série Bronze 2017. Vale lembrar que o ginásio do Medianeira recebeu figuras bem conhecidas, como o do jornalista Wianey Carlet, que em 1978 atuou pela equipe do Canal 10 da TV Difusora, de Porto Alegre, em amistoso contra o CMD, de Candelária. Além do radialista - atualmente na Rádio Gaúcha -, o ex-jogador do Inter e técnico campeão do mundo com o Flamengo, Paulo Cesar Carpeggiani, participou em 1982 de um amistoso beneficente realizado por sua equipe de amigos contra ex-jogadores do Juventude de Candelária. Por fim, em 1994, o ginásio do Medianeira ainda foi palco de um amistoso da equipe local da época, Bom Preço, contra um time de craques do futsal brasileiro como Bagé, Serginho, Jorginho, Fininho, Manoel Tobias e Bella, que formavam a base da Seleção Brasileira e defenderam a Enxuta, de Caxias do Sul.
O confronto deste sábado será o terceiro duelo oficial entre as duas equipes candelarienses pelo Estadual de Futsal Série Bronze. Os dois primeiros clássicos ocorreram em 2016, no Ginásio Municipal Gigante do Botucaraí, ambos com vitórias do Atlético por 3 a 1 e 6 a 3. Na história, unindo competições amadoras, as duas equipes já se enfrentaram 13 vezes, com 11 vitórias do Atlético e dois empates. Foram 78 gols marcados no confronto, sendo 51 do Atlético e 27 do Maxxycandeias. Os dois times decidiram o municipal de futsal de 2014 e 2016, ambos vencidos pelo Atlético. Já o Maxxycandeias foi campeão municipal em 2015 derrotando a Pró-Gol na final.
Maxxycandeias e Atlético estão na chave 3 do Estadual Série Bronze e enfrentarão na primeira fase as equipes do Nadas Branco (Rio Pardo), Acesa (Charqueadas), ASTF (Teutônia), MGA/River (Caxias do Sul), 15 de Novembro (Vila Maria), AMF (Marau) e Sercca (Casca). Na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno e returno, se classificando os sete melhores para a segunda fase. Nestas etapa, as equipes serão novamente divididas em cinco chaves de quatro, com os classificados das chaves 1 e 2. Avançam para as oitavas de final os três melhores de cada chave e o quarto melhor classificado entre as chaves. As oitavas, quartas, semifinal e final do estadual serão disputadas em jogos de mata-mata, ida e volta.   
INGRESSOS - Conforme Rodrigo Souza, vice-presidente do Maxxycandeias, já foram vendidos 700 ingressos antecipados para a partida. Os bilhetes estão sendo comercializados na financeira Maxxycred, localizada na rua coberta, no centro, ao custo de R$ 8. Na hora haverá ingressos disponíveis pelo mesmo valor. "Não vamos aumentar porque queremos ter a casa cheia para assistir a um grande jogo de futsal", salientou. Sócios-torcedores do Maxxy terão entrada gratuita. Sócios do Atlético pagam ingresso normal. A partida terá transmissão ao vivo pela Rádio Vida Nova FM no rádio e em vídeo na Página do Programa Tá na Área no Facebook. A partida terá cobertura da Folha com informações e imagens no site após a partida.

Maxxycandeias
Jorginho "tabus são feitos para serem quebrados"
Este será o segundo ano que o Maxxycandeias irá participar do Campeonato Estadual Série Bronze. Em 2016, a equipe candelariense foi eliminada na primeira fase. Para 2017, o Maxxy contratou o técnico Jorge Pimentel, o Jorginho, ex-jogador de futsal que foi o primeiro brasileiro eleito o melhor jogador do mundo no futebol de salão em 1992. Além do técnico, o clube também contratou o goleiro Mauricio, os fixos Yron e Cassiano, os alas Chinês, Nenesto, Juninho, Pablo, Neizinho e Dadinho e o pivô Mauricio. Da equipe de 2016 permaneceram o goleiro Tafarel, os fixos Mudinho e Alisson, os alas Junior Negão e Gilnei e o pivô Coelho, além de atletas da base e que defendem o clube na disputa do municipal de futsal.
Na fase de preparação o Maxxycandeias realizou apenas um amistoso no Ginásio Medianeira contra a Associação Sobradinho, equipe que se prepara para a Liga Ouro (primeira divisão), sendo derrotado por 4x0. Ao avaliar a preparação, o técnico Jorginho destaca que a equipe do estadual está se preparando há apenas duas semanas para a competição. Ele frisou que o Atlético é o grande favorito para o clássico. "Clássico todo mundo quer jogar. É um dos maiores jogos que o jogador quer jogar é o clássico da cidade. O Atlético é o favorito e tem que vencer por ter a melhor equipe e nunca ter perdido para o Maxxy. Tabus são feitos para serem quebrados e é isso que a gente vai investir", destacou o treinador do Maxxy

Atlético
Douglas "teremos um grande jogo"
Pelo terceiro ano consecutivo, o Clube Atlético Candelariense vai para a disputa o Campeonato Estadual Série Bronze. Na primeira participação, em 2015, a equipe candelariense avançou até as oitavas de final, sendo eliminada pela Sase, de Selbach, sendo esta a melhor colocação da equipe na competição. Em 2016 o tricolor acabou sendo eliminado na primeira fase. Para 2017, a equipe mantém Douglas dos Santos Braga como técnico e buscou reforços para o plantel. Chegaram o goleiro Testa, o fixo Ericson, os alas Jé, Anaro e Bugrinho e o pivô Junior. Entre os remanescentes de 2016 permanecem o goleiro Eduardo, o fixo Vaca, os alas Betinho e Érico e os pivôs Digo, Lucas Martin e Dionatan, além de alguns jogadores integraram o time campeão municipal de futsal em 2016 e outros da base para ganhar experiência.
Na fase de preparação, o Atlético disputou três amistosos contra equipes que disputarão o Estadual Série Bronze 2017, onde obteve duas vitórias no Ginásio Municipal Walter Filter por 9x2 sobre a UFSM, de Santa Maria e 4x3 sobre o São José, de Cachoeira do Sul, e um empate em 3x3 com o União Independente, em partida disputada em Santa Maria. Ao avaliar a preparação, o técnico Douglas dos Santos Braga destacou que ficou dentro da expectativa. O treinador teceu elogios ao Maxxy e destacou que o adversário da estreia deverá ser um dos times classificados para a próxima fase. "Conseguimos buscar um bom entrosamento e os resultados foram bons, o que nos dá confiança para a disputa da competição. Pelo plantel que montou e o treinador que contratou o Maxxy deverá se classificar. Com certeza teremos um grande jogo, de casa cheia, bastante disputado e leal dentro de quadra. O torcedor do Atlético está convidado para prestigiar e ser o nosso sexto jogador", finalizou o treinador do Atlético.

Ficha Técnica
Maxxycandeias  - Mauricio Cory, Alisson, Juninho, Nenesto e Mauricio. Técnico: Jorginho
Atlético  - Testa, Ericson, Jé, Guilherme Dassow e Junior. Técnico: Douglas Braga
Arbitragem: Airton Minetto e Roni Muller

Os jogos da 1ª Rodada - chave 3
Maxxycandeias x Atlético (Candelária)
ASTF x AMF (Teutônia)
Sercca x Nadas Branco (Casca)
Acesa x MGA/River (General Câmara)