Logo Folha de Candelária
Rural 24/07/2023 16:13
Por: Charles Silva

O amor pelo campo transmitido de pai para filho

Construindo uma história de superação, sucesso e prosperidade, em Candelária, um destes exemplos é a família Bernardi, que há duas décadas escolheu o município para viver e trabalhar no campo

  • Enquanto a tecnologia avança, a família Bernardi mostra que o vínculo com a terra e a busca pela evolução são fundamentais para enfrentar os des
  • Odilo, Gésimo e Valdemar Bernardi: “construindo o futuro melhor para as próximas gerações”

O compromisso com a terra, a paixão pela agricultura e o olhar para o futuro são pilares que atravessam as gerações nas famílias rurais de todo o Brasil. Onde o trabalho árduo, inovação e resiliência é transmitido de pai para filho, formando uma história de superação, sucesso e prosperidade. Em Candelária, um destes exemplos é construído todos os dias pela família Bernardi, que há duas décadas escolheu o município para viver e trabalhar no campo. Essa jornada de dedicação e evolução no cultivo agrícola é um verdadeiro legado, onde o passado se conecta com o futuro.

Odilo Bernardi, relembra sua entrada no mundo do agro na década de 70, quando tinha apenas 15 anos. Naquela época, as tecnologias agrícolas ainda eram incipientes, e ninguém imaginava a revolução que ocorreria nas décadas seguintes. “Na nossa pequena propriedade, em Estrela Velha – que na época ainda pertencia a Arrio do Tigre -, feijão, milho e tabaco eram cultivados manualmente. A terra tinha apenas 21 hectares, mas ali todos os nove irmãos trabalhavam arduamente, enfrentando desafios diários”, conta.

Com o passar dos anos, a família Bernardi cresceu e abraçou a próxima geração na continuidade do legado agrícola. O filho de Odilo, Gésimo Daniel Bernardi, conhecido por sua atuação na Câmara de Vereadores de Candelária (2016 – 2020), orgulha-se de fazer parte dessa tradição. Aos 16 anos, Gésimo já estava trabalhando nas lavouras da família. Eles se destacaram como uma das maiores produtoras de feijão preto da região, cultivando incansavelmente 80 hectares, com esforço braçal. “Na época mais conhecíamos a soja, mas trabalho duro nos levou a abraçar novos desafios, e a soja tornou-se o nosso principal cultivo”, relata.

Em 2005, a família Bernardi mudou-se para Candelária, onde Odilo, seu irmão Valdemar, junto de suas famílias continuaram a trilhar o caminho do agro com dedicação e perseverança. Hoje, na Granja Bernardi, cultivam cerca de 3 mil hectares em sua propriedade, consolidando-se como os maiores produtores do município e já apostam nos netos a continuidade do seu legado. “Tudo isso já é a realização de um sonho, mas almejamos sempre mais. Estamos construindo um futuro melhor para as próximas gerações”.

Enquanto a tecnologia agrícola avança, a família Bernardi mostra que o vínculo com a terra e a busca pela evolução são fundamentais para enfrentar os desafios do agro no século XXI. Seja com o cultivo de novas culturas, a adoção de práticas sustentáveis ou a integração de tecnologias modernas, eles estão prontos para seguir cultivando o futuro enraizando ainda mais o legado da família no solo fértil de Candelária.