Logo Folha de Candelária
Política 03/08/2023 18:52
Por: Redação

Legislativo prepara cronograma especial em alusão ao mês do estudante

Estudantes das redes municipais, estaduais e particular do município participarão dos programas ‘Vereador Mirim’ e ‘Aluno Nota 10’ do Legislativo em três sessões, nos dias 7, 14 e 21 de agosto

No dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante em todo o Brasil e para celebrar a data, a Câmara de Vereadores está preparando um mês especial para os alunos das redes estaduais, municipais e particular do município. Trata-se da promoção dos programas “Vereador Mirim” e “Aluno Nota 10”, que serão realizados dentro de três Sessões Ordinárias, nos dias 7, 14 e 21 de agosto.

Na Sessão Ordinária da próxima segunda, 7, terá início à segunda edição do projeto “Vereador Mirim”, de autoria da vereadora Cristina Rohde (PSDB), que tem com o objetivo estimular a participação política da população jovem, proporcionando a estes, o conhecimento das atividades desenvolvidas pelo Legislativo.

Quatorze escolas do município já enviaram os nomes dos vereadores mirins que irão participar do projeto em 2023. Os alunos participantes devem estar cursando entre o 6º e 9º ano do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. As escolas receberam o material pedagógico, a “Cartilha do Vereador Mirim” para introduzirem o assunto em sala de aula e trabalharem com os jovens e cada educandário tem autonomia para definir seu próprio processo eleitoral, elegendo ou indicando seus representantes.

Os alunos escolhidos irão participar de duas Sessões Ordinárias, no dia 07 e 14 de julho e acompanhar o trabalho dos vereadores titulares e suplentes. Os vereadores mirins poderão usar a Tribuna, bem como, debater problemas do município e de suas regiões, propondo sugestões e melhorias aos mesmos. Ao final, os alunos ganharão um certificado de participação.

Já no dia 21 de agosto, a sessão contará com participação dos alunos no programa “Aluno Nota 10”, de autoria dos vereadores Celso Gehres (P) e Cristina Rohde (PSDB). Os estudantes homenageados também devem estar cursando entre o 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e serão indicados por suas escolas a partir do desempenho dos mesmos em sala de aula no ano de 2022.

O critério para seleção dos estudantes é de acordo com os resultados obtidos durante o ano letivo, mas também é levada em consideração a sua participação nas atividades promovidas pelo educandário e nas disciplinas. Ambas as sessões serão abertas à comunidade, que pode prestigiar os alunos. Com informações de Maieve Soares/ Assessora de Imprensa Câmara de Vereadores.