Por: Redação
Prefeitura publica nota sobre um áudio divulgado em redes sociais
Mesmo que seja difícil levar o conteúdo a sério, o áudio viralizou nas redes sociais, gerando perplexidade em muitas pessoas, sobretudo de fora do município
Um áudio com justificativas pouco usuais para a falta de água nestes dias de estiagem, atribuídas a um secretário de Candelária, circulou nas redes sociais nos últimos dias. Na fala, que teria sido produzida em entrevista para uma rádio local, um homem diz que além da falta de chuva, nos atuais dias a população possui mais animais para abastecer do que em outras épocas. E prosseguiu afirmando que, no seu ponto de vista, o fator principal para a falta de água reside no fato de que no passado as pessoas mantinham relações sexuais e iam para o serviço ou mesmo dormir sem se lavar. Hoje complicou, conforme explica o homem no áudio, argumentando que as pessoas costumam tomar banho e escovar os dentes, hábitos dos tempos modernos que teriam aumentado demais o consumo de água.
Mesmo que seja difícil levar o conteúdo a sério, o áudio viralizou nas redes sociais, gerando perplexidade em muitas pessoas e até, principalmente para moradores de outras cidades, dúvidas sobre sua veracidade. Em função disso, a Prefeitura decidiu divulgar na tarde de quinta, 16, uma nota de esclarecimento sobre o episódio.
Confira, abaixo, a íntegra da nota.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Candelária esclarece a opinião pública a respeito de um áudio que está circulando nas redes sociais, junto com o seguinte texto: "Secretário da Prefeitura de Candelária explicando a falta d'água no município, esclarecendo o povo em entrevista a Rádio Candelária." Trata-se de uma evidente notícia falsa, sem qualquer relação com um secretário municipal ou com outra pessoa vinculada à Prefeitura de Candelária. Tais circunstâncias ficam muito claras com o teor das informações veiculadas e o próprio sotaque do autor do áudio. Esse esclarecimento se impõe pela repercussão que o caso ganhou, trazendo uma injusta e indevida imagem negativa ao município a partir da veiculação de um depoimento de pessoa não identificada, que apresenta razões nada convencionais sobre a falta de água. Não se sabe se o episódio repercute o depoimento de uma autoridade de outro município ou se é alguma brincadeira como outras tantas que são comuns nas redes sociais. Seja como for, além de estabelecer a verdade sobre a falsa autoria do áudio, a Prefeitura de Candelária se solidariza com as inúmeras famílias do município e da região que sofrem com o drama da falta de água, ao mesmo tempo em que reafirma seu compromisso de tratar essa questão com a seriedade e o respeito que merecem.
PREFEITURA DE CANDELÁRIA