Logo Folha de Candelária
Geral 03/07/2020 09:01
Por: Redação

A matrícula do Dino Júnior na EMEI Rio Branco

De forma criativa, a escola homenageou o aniversário de Candelária produzindo um filme com os mascotes

  • Registro da chegada do Dino Júnior, com os pais Candino e Candina, na EMEI Rio Branco
  • Atividade envolveu toda a equipe da EMEI Rio Branco

Em um encontro de planejamento entre as professoras da EMEI Rio Branco, foi debatida a necessidade de trabalhar no mês de julho o aniversário de Candelária. A pauta atendia o pedido da Secretaria Municipal de Educação de abordar os símbolos do município no programa de rádio “Momento Educação”. Mesmo sabendo que eles não são considerados símbolos oficiais do município, a escola resolveu abordar a família dos dinos, apostando na ideia de que no imaginário infantil os mascotes lembram e homenageiam o município. O desafio seguinte da equipe comandada pela diretora Cláudia de Assis foi pensar na melhor maneira de colocar em prática esta proposta.

Prevaleceu a ideia de criar uma história, cuja autora foi a professora Denise Ellwanger, contada através de um vídeo. A filmagem e a edição foi uma gentileza de Flávio Karnopp. Conforme destaca a supervisora Wanessa Braga, acabou sendo produzido um filme no qual cada integrante do grupo colaborou com sua parte. O resultado e a boa repercussão surpreenderam a todos os envolvidos e será divulgado no site/face da Prefeitura no dia 7 de julho, dentro da programação alusiva ao aniversário de Candelária. Wanessa salienta que todas as atividades levadas aos alunos pela escola são carinhosamente pensadas em reuniões semanais realizadas com o grupo de trabalho. “Procuramos estimular os nossos alunos através de atividades lúdicas e que oportunizem a eles diferentes experiências de aprendizagem e que fortaleçam o vínculo afetivo entre a família/escola”, observou.

Neste momento, também são levados em consideração os cuidados necessários que o distanciamento exige, levando também às famílias a informação dos cuidados relativos à prevenção da covid-19. Um exemplo foram as máscaras providenciadas para a família Dino, que foram costuradas por Neide Rehbein. Para a supervisora, a família constitui o elo fundamental de união da escola com seus alunos, atuando como agente estimulador para que se materialize o que é pensado e planejado pela escola. Wanessa afirma que o período de pandemia cria um ambiente muito angustiante para todos. “Apenas conseguiremos amenizar a falta de afeto que a presença física constrói dentro da escola demonstrando que mesmo à distância estamos presentes na vida de nossos pequenos e eles na nossa”, finalizou.