Logo Folha de Candelária
Geral 22/04/2021 08:07
Por: Redação

Mano assume função na Câmara dos Deputados

Após exercer cargo no governo federal por quatro anos, advogado candelariense passa a atuar na assessoria do deputado Alceu Moreira

  • Mano com o deputado Alceu e o pai André Neto
  • Mano ao lado do deputado Alceu Moreira e do ex-prefeito Paulo Butzge

O advogado candelariense Anderson Pavin Neto, mais conhecido como Mano, assumiu a assessoria legislativa do deputado federal Alceu Moreira. Após quatro anos trabalhando no governo federal, ele falou sobre sua trajetória na capital federal e a diferença entre os Poderes Executivo e Legislativo. Segundo lembrou, chegou em Brasília em outubro de 2016 para advogar pela juventude brasileira na Secretaria Nacional de Juventude. Anderson passou pela troca de governo após as eleições presidenciais de 2018 e, no início de 2019, assumiu cargo na Secretaria Especial de Desenvolvimento Social no Ministério da Cidadania.

“Costumo dizer que Brasília é um aprendizado novo a cada dia, mas a experiência de viver a transição do governo federal por dentro foi um momento de perceber e sentir como o despreparo e a ideologia política são capazes de transformar os rumos da gestão pública, que precisa ser mais responsável e eficiente”, observou. Nesse sentido, o candelariense também destacou a oportunidade de trabalhar e conhecer mais de perto a estrutura da assistência social do país como o alcance dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS e do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

Quanto à nova função que assume agora no Legislativo Federal, Mano lembrou das aulas na faculdade e a relação e identidade com a formação acadêmica em Direito. Argumentou que o Congresso Nacional é a grande fábrica das leis do país. “É lá que os parlamentares pensam, elaboram, debatem e aprovam alterações ou novas regras. Conhecer os ritos, o regimento interno da casa, e acompanhar de perto todo o caminho que um projeto de lei ou uma emenda à constituição precisa percorrer para começar a valer está sendo desafiador”, assinalou.

O deputado federal Alceu Moreira, com quem Anderson passa a trabalhar mais de perto, está no terceiro mandato, é presidente do MDB gaúcho, foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA, assumiu esse ano a presidência nacional da Fundação Ulysses Guimarães – FUG e pode ser um dos candidatos ao Governo do Estado do RS nas eleições de 2022.