Logo Folha de Candelária
Geral 11/11/2025 10:12
Por: Diego Foppa

Câmara celebra 29 personalidades no 2º Troféu Mérito Esportivo

Sessão Solene reuniu homenageados de diferentes gerações e destacou o esporte como instrumento de comunidade, história e futuro

O Plenário 7 de Julho esteve completamente lotado na noite desta segunda, 10, durante a segunda edição do Troféu Mérito Esportivo. A Sessão Solene, proposta pela vereadora Ginevra da Silveira (PSB) e instituída em 2023, reconhece atletas, técnicos, dirigentes e incentivadores que contribuíram, e seguem contribuindo, para a construção da história esportiva de Candelária.
Após o hiato de um ano em razão da enchente que atingiu o município, a cerimônia retornou em 2025 reunindo 29 homenageados de diferentes modalidades e gerações. À medida que suas trajetórias eram apresentadas, o público reagia com aplausos longos e entusiasmados.
Entre os agraciados, estiveram nomes já consagrados, como Noêmia Kocheborger, convocada para a Seleção Brasileira de Basquete em 1984 (oportunidade que dividiu quadra com a Rainha Hortência) e uma das responsáveis por difundir, de forma pioneira, a modalidade no município. Ao mesmo tempo, novos talentos também foram celebrados, como João Pedro Priebe, o JP, de apenas 9 anos, goleiro das categorias de base do Grêmio e o mais jovem a receber o troféu nesta edição.
Os homenageados Charles Sartório Duarte e Luiz Molz não puderam estar presentes. No caso de Molz, a homenagem foi recebida pelos pais, Dinéia Molz e Rafael Oliveira, que representaram o atleta na cerimônia.

Discursos reconheceram o valor do esporte
Proponente da homenagem, a vereadora Ginevra da Silveira celebrou a realização da sessão como um dos momentos mais marcantes de sua atuação parlamentar. “Em toda a minha caminhada, o esporte sempre foi a minha bandeira principal. E, hoje, recebemos 29 personalidades que elevam e dignificam o esporte candelariense”, declarou.
Em nome dos vereadores, a presidente da Câmara, Jaira Diehl, destacou o papel social do esporte, defendendo que a prática esportiva ultrapassa o âmbito competitivo. “O esporte é um pilar de transformação social, que fortalece o pertencimento da juventude e promove saúde para todas as idades. O esporte é mais do que competição; ele é, sobretudo, comunidade”, afirmou.
Presente na solenidade, o prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, rememorou sua vivência esportiva, destacando que foi oito vezes campeão municipal de futebol de campo. “Naquele tempo, era um espetáculo. Havia clássicos como Olaria contra Minuano. Vinham kombis cheias para assistir aos jogos”, relembrou. Por fim, o chefe do Executivo parabenizou todos os homenageados, frisando que eles levam o nome de Candelária com orgulho para além dos limites do município.

Relembre os homenageados
Indicação conjunta – Vereador Mateus Böck e Vereadora Jaira Diehl: Marcos Francy Morsch
Vereador Mateus Böck: Wellington Hunger Glashorester, Carlos Schneider e Marcelo Ezequiel Hitz
Vereadora Ginevra da Silveira: Astor Rui Ellwanger (Abacate), Emerson Rodrigues, Fernanda Isabele Tesche e Marco Rudimar Kohl 
Vereador Ismael Soares: Luiz Molz, Davi Michel, Nathalia de Souza Machado e Charles Henrique Sartório Duarte
Vereadora Cristina Rohde: Evanice Maria Hoppe, Frederico Krug Grehs, Noêmia Regina Castoldi Kochenborger e Cesar Munari
Vereador Cezar Pohlmann: Diego Soares de Carvalho, Jean Pierre da Silva (Bugrinho) e Gerson Zilch
Vereador Jair Radtke: Valmir Deomar Eckel, Valdo Machado e Rogério Osvaldo Rutsatz
Vereador Marcelinho D’Avila: Bento Porto e Luciano Teixeira de Souza
Vereador Marlon Wohlenberg: João Pedro Melchior Priebe, Gustavo Wohlenberg Machado e Jocasta Grundling
Vereadora Jaira Diehl: Sabrina Andressa Schiefferdecker e João Vitor da Silva Seibert