Logo Folha de Candelária
Geral 29/05/2021 14:15
Por: Redação

Secretaria de Saúde começa a vacinar trabalhadores da educação na segunda, 31

Vacinação prossegue atendendo à ordem de grupos prioritários

Tem início na próxima segunda, 31, a vacinação dos trabalhadores/profissionais da educação em Candelária, seguindo os grupos prioritários de vacinação determinados pelo Governo Federal. O município já está vacinando para comorbidades acima de 18 anos, idosos acima de 60 anos, deficiência permanente grave, sem BPC, comprovado com laudo. Seguindo essa sequência, chegou a vez do grupo prioritário 18, no qual estão inseridos os trabalhadores da Educação do Ensino Básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA), que, a partir de segunda feira, 31, começam a receber a imunização.

O local será definido dependendo da vacina que será aplicada. Se for da Pfizer, a imunização somente poderá acontecer na sala de vacinação, devido aos cuidados de armazenamento. No caso de ser a AstraZêneca, a vacinação acontece na Casa de Cultura Marco Mallmann e na rua coberta. Por este motivo, a secretária de Saúde, Grazieli Priebe, pediu à secretaria de Educação uma lista com nomes dos professores e trabalhadores para fechar o cronograma de vacinação, iniciando pela Educação Infantil. Os professores/trabalhadores serão convocados seguindo um cronograma.

Segundo a secretária da Saúde, “aproximadamente 700 profissionais/trabalhadores da Educação serão imunizados, entre escolas municipais, estaduais e privadas, sendo que estão disponíveis 300 doses da vacina Pfizer e, da AstraZêneca, 1070 doses, todas para primeira dose, que serão usadas para comorbidades, pessoas com deficiências graves e os profissionais/trabalhadores da Educação” explicou.

Para tanto, a secretária Grazieli, o prefeito Nestor Ellwanger e a Procuradora Geral do Município, Franciéle Schröder, estiveram na quarta-feira, 26, na Promotoria encaminhando ofício ao Promotor Martin Albino Jora, formalizando o estudo que foi feito, com número de doses disponíveis, deixando o fiscal da lei a par do que está sendo realizado e, portanto, oficializando o início da vacinação.

A secretária de Educação, Carla Martin Goelzer, comemorou a chegada da vacinação para professores/trabalhadores na Educação, salientando que “no momento em que voltamos às aulas, é de grande importância que os profissionais estejam imunizados, trazendo uma maior segurança para a sequência de nosso trabalho”, concluiu.