Logo Folha de Candelária
Geral 13/09/2023 16:24
Por: Charles Silva

Nível do Rio Pardo ultrapassa os seis metros e coloca região em alerta

Água já atingiu as primeiras comunidades ribeirinhas e famílias se preparam para deixar suas residências nas próximas horas

O alto volume de chuva na região serrana já causa sérios reflexos no nível do Rio Pardo. Os Bombeiros Voluntários de Candelária tem realizado medições periódicas e, de acordo com as últimas informações, estipulam seu nível em mais de seis metros, superando os índices dos temporais do dia 4 de setembro, quando chegou somente à 5,3 metros.

Conforme a água sobe, já atinge as primeiras residências e preocupa as populações ribeirinhas e do interior do município. Segundo os Bombeiros Voluntários e a Defesa Civil de Candelária, a partir das 17h30 as famílias atingidas poderão se abrigar no Centro de Convivência Aline Gewher Trindade, no bairro Rincão Comprido, que já está sendo preparado para recebê-las.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Candelária, João Carrão, a perspectiva é que a água continue subindo e deva causar diversos transtornos em toda a região. O coordenador relata que o local está pronto para receber as familias atingidas. Contudo, alguns municípes tem se recusado a deixar suas residências. "É preciso compreenssão da população neste momento de dificuldade. Nas últimas semanas presenciamos os diversos estragos causados pelas enchentes no estado. Devemos agir de imediato para evitar fatalidades".

Para tranquilidade da comunidade, as autoridades irão realizar o monitoramento constante do Rio Pardo enquanto o período de chuva persistir, divulgando qualquer alteração significativa periodicamente. Em caso de emergência, os Bombeiros Voluntários de Candelária estão disponíveis 24hrs por dia, 7 dias por semana e podem ser acionados pelos telefones de contato.

 193

 (51) 3743-1344

 (51) 3743-1930 (Whatsapp)

 (51) 9 9783-9480 (Whatsapp)