Por: Diego Foppa
Um refúgio em meio à natureza no Sítio Pitangus
Casa de hospedagem turística é uma boa opção para os visitantes desfrutarem de bons momentos em meio à vida no interior
Deixar de lado a correria das cidades, a poluição, o barulho dos veículos e a violência dos centros urbanos e viver em maior harmonia com a natureza, com menor influência do relógio e mais do meio ambiente. Estes são alguns dos objetivos que buscam os visitantes do Sítio Pitangus, localizado na margem da BR-153, na localidade de Capão do Veado, interior de Novo Cabrais.
Conforme Mariangela Kohls, a família adquiriu a proprieda de em meados de 2013. A casa, - que hoje é de hospedagem, foi ocupada pelos seus sogros durante aproximadamente quatro anos. “Com o falecimento de ambos, a moradia ficou ociosa”, explica. No entanto, Mariangela relembra ter sido incentivada por Henrique Witeck (proprietário do Parque Witeck), a explorar melhor o local e empreender no ramo do turismo. “Com isso, construímos o quiosque e realizamos algumas melhorias na casa, dando início ao projeto”, recorda. Inicialmente, o local era procurado por hóspedes que visitavam o Parque Witeck, pois fica nas proximidades, bem como por pessoas que buscavam trabalhar na maneira home office, modalidade que se popularizou em decorrência da pandemia de Covid-19, quando o distanciamento físico se tornou necessidade. “Procuramos explorar mais essa área que possui cerca de 16 hectares para oferecermos um espaço não só para o descanso, mas também para quem busca erra rotina do dia a dia no meio rural”, comenta.
O sítio também conta com um pergolado, plantas, árvores frutíferas e araucárias, açudes, ponte pênsil e uma trilha de aproximadamente um quilômetro. A casa de hospedagem é toda mobiliada, conta com louças, talheres, ar-condicionado e lareira, além de possuir Wifi, TV por assinatura e plataforma para filmes. Da varanda da frente, é possível ver o sol nascer. No deck aos fundos, o pôr-do-sol. É permitida a entrada de animais de estimação no espaço. A casa conta com dois quartos, mas pode hospedar mais pessoas, pois são oferecidos colchões. Também é permitida a colocação de barracas no pátio e existe um espaço para fazer fogueira.
FUTURO - Para o futuro, Mariangela ressalta que a ideia é otimizar ainda mais o espaço do sítio, oferendo ambientes atrativos para todos os públicos. Uma das metas é criar uma praça com brinquedos para as crianças.
O agendamento para hospedagem deve ser feito via WhatsApp 51 8599-4769 ou pelo site airbnb.com, no qual também é possível consultar a disponibilidade e valores, que variam conforme o número de pessoas.
Criado em 2021, o projeto Caminhos da Natureza foi elaborado pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Conselho Municipal de Turismo de Novo Cabrais (Comtur) e Prefeitura. A iniciativa visa fomentar o turismo e comunidades rurais, bem como a gastronomia e a cultura local. Seis locais integram o roteiro: Recanto das Esculturas, Parque Witeck, Sítio Pitangus, Trilha Ecológica das Figueiras, Trilha das Cascatas e Horto Cura Tudo. Os locais foram selecionados após um estudo realizado pelos envolvidos na iniciativa.