Logo Folha de Candelária
Geral 01/08/2020 10:10
Por: Redação

Covid-19: pesquisa para medir a contaminação na região começa neste sábado

Em Candelária serão 93 testes, que serão aplicados em moradores da cidade e do interior escolhidos por sorteio

  • Profissionais responsáveis pelas coletas em Candelária passaram por um treinamento na sexta, 31

Uma pesquisa para observar se está ocorrendo uma progressão ou estabilização dos casos de covid-19 na região. Esta é a finalidade de uma pesquisa que será realizada neste final de semana nos 14 municípios do Vale do Rio Pardo, durante este sábado e o domingo. Programada para ser realizada em quatro fases, nesta primeira etapa serão aplicados 1.063 testes rápidos. A coleta se dará a partir de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo da pessoa testada. Os coletadores serão servidores das secretarias municipais de Saúde, todos devidamente treinados antes de ir a campo. Eles usarão equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscara, avental, luvas e óculos de proteção. Os pesquisadores e supervisores passarão por um treinamento com a equipe técnica, sendo que todos eles são testados previamente para covid-19. Em Candelária, o treinamento foi realizado na unidade básica de saúde do Rincão Comprido na tarde de sexta, 31.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Grazieli Priebe, em Candelária serão testadas 93 pessoas em cada etapa. A escolha de quem será submetido a teste se deu através de sorteio entre os diferentes setores censitários, divididos entre a cidade e o interior. Grazieli pede que as pessoas recebam bem os coletores, destacando a importância da pesquisa para avaliar o grau de contaminação e a evolução do contágio no município. A supervisora de campo de Candelária será a enfermeira e professora da Unisc, Janine Koepp, que explica que na hipótese de identificaçãode um teste positivo em um domicílio, todos os moradores da casa também serão testados. O número de pesquisas por cidade foi definido pelo total populacional. Janine salientou, ainda, que esta é a primeira pesquisa relacionada à covid-19 em área rural. Por isso, salienta a importância da divulgação da realização, para a população do interior não estranhá-la e abrir a porta para os pesquisadores. Com o uso de um aplicativo, os pesquisadores irão, ainda, aplicar um questionário na casa visitada a respeito de eventuais sintomas relacionadas à covid-19 (confira nas fotos, os pesquisadores ao lado dos respectivos motoristas prontos para iniciar o trabalho de campo na manhã de sábado, 1º).
Saiba mais
Ao todo, serão quatro etapas de realização de testes, uma a cada 14 dias, sempre durante os fins de semana, a partir das 8h. No total, 4.252 exames devem ser feitos na população. A condução local da coleta de dados em cada município vai ser coordenada e supervisionada pela equipe técnica da pesquisa. O trabalho foi encomendado pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).Os municípios nos quais será feita a pesquisa são Boqueirão do Leão, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.