Por: Arthur Mallmann
Vila Real é campeão estadual da divisão de acesso
Após vitória fora de casa no tempo normal, equipe candelariense garantiu o título inédito na disputa de pênaltis
O município de Candelária agora pode se orgulhar de ter um título a nível estadual no futsal adulto amador. O feito foi conquistado pelo Vila Real na noite de sábado, 14, no município de Charrua, quando o grupo candelariense derrotou o Real Júnior nos pênaltis para se consagrar campeão da Divisão de Acesso do Campeonato Estadual, torneio organizado pela Liga Sul Rio Grandense de Futsal.
Após ter sofrido uma derrota em casa, no Walter Filter, a equipe candelariense viajou ao norte do estado para enfrentar a equipe de Charrua, composta majoritariamente por indígenas kaigang, com a missão de vencer no tempo normal para levar a decisão para as penalidades.
O jogo começou com dominância do Vila, que abriu 3 a 0 no primeiro tempo. Na segunda etapa, o placar chegou a estar 4 a 2 para os candelarienses, mas depois disso o Real Júnior não teve mais chances: escore final de 8 a 2. Juninho, artilheiro da competição, marcou seis gols e Wellington anotou outros dois.
Com o resultado, o título foi decidido nos pênaltis. A tensão das cobranças foi se arrastando até os últimos jogadores do elenco. Nas alternadas, quando o placar registrava 7 a 7, o goleiro Diego, do Vila, defendeu a cobrança de Tailon, goleiro do Real Júnior. Assim, o pênalti que definiu o título para os candelarienses coube a Tiago Garcia, goleiro reserva inscrito na segunda fase da competição. Ele converteu e garantiu a taça para os candelarienses.
O grupo do Vila Real retornou na madrugada de domingo, 15, e foi recebidos com festa de torcedores, amigos e familiares. No fim da tarde, a equipe e a comissão técnica do Vila realizaram um desfile em um caminhão de bombeiros para celebrar o título.
Premiações
Após o fim da partida, também foi realizada a entrega dos prêmios individuais. Do Vila Real, Juninho foi o artilheiro com impressionantes 27 gols; os goleiros Diego, João Gabriel e Tiago Garcia foram os menos vazados; e Alisson Fernandes foi eleito o melhor técnico.
Agradecimento
Os atletas e a diretoria do Vila Real agradecem a todas as empresas e pessoas que apoiaram a equipe durante a competição. Sem esse suporte, o título não teria sido possível. O apoio foi fundamental para viabilizar os longos deslocamentos e superar os desafios ao longo do caminho.