Logo Folha de Candelária
Geral 30/08/2024 10:29
Por: Arthur Mallmann

Candelarienses superam adversidades em retorno a Expointer

Correndo contra o tempo para participar da feira, Giva e família celebram vendas em contexto de dificuldades após a enchente

Givanildo Vidal de Souza, conhecido como Giva, e sua esposa, Maria Elisa Hennig, estão celebrando um retorno triunfal à Expointer 2024 após enfrentar uma devastadora catástrofe climática. Vencedores do 11º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar no ano passado, o casal se viu forçado a recomeçar do zero quando uma enchente arrasou sua lavoura de cana-de-açúcar e causou graves danos às suas residências e à agroindústria em maio.
A partir deste contexto, a família enfrentou um período de imensa dificuldade. “Até então a ideia era desistir. Nós calculávamos as perdas e quanto precisávamos para voltar à ativa, e os números eram gigantes, maiores do que nós”, reflete Giva.  Com uma ajuda recebida pela Igreja Católica, a família pôde reerguer um pavilhão que não sofreu danos estruturais. E aos poucos, adquirindo cana-de-açúcar de vizinhos, conseguiram retomar a produção de melado batido da Agroindústria Rodeio da Figueira. “Quando vimos o calendário, estávamos praticamente na data da Expointer. Trabalhamos de sol a sol para conseguirmos ir – porque até então participar da feira não estava nos nossos planos este ano”.
Hoje, na Expointer, Giva conta que recebeu apoio de muitas pessoas. “Tivemos uma vitrine bem grande aqui na feira. Além de um bom lugar para venda, demos entrevista para a Secom do Governo do Estado, RBS, Band... Então acabamos ficando em evidência”, relata. 
Como resultado, a venda ultrapassou todas as projeções. Mesmo trazendo mais produtos do que no ano passado, Giva afirma que não haverá estoque até o fim da feira. “Tínhamos deixado parte da produção em casa. Já trouxemos tudo que tínhamos lá, mas não será o suficiente. A venda foi tão boa que não temos mais produtos para o fim de semana”, comemora.