Logo Folha de Candelária
Geral 30/07/2021 16:39
Por: Redação

Lucas Michels no Planejamento, Butzge na PGM e Soninha na Assistência Social

Trocas foram justificadas em razão de pedidos de exoneração dos titulares dos cargos

  • Lucas Michels : Planejamento
  • Sônia Pereira: Assistência Social
  • Paulo Butzge: PGM

A administração municipal de Candelária terá novas mudanças na composição do chamado primeiro escalão do governo. Após a posse de Sônia Maria Pereira ocorrida na segunda, 26, durante a semana o prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, confirmou que Lucas Michels irá assumir o cargo de secretário municipal de Planejamento, no lugar de Jefferson Weirich Soares, já a partir de segunda, 2. O cargo estava vago já há alguns dias em razão do pedido de exoneração do engenheiro Jefferson, que alegou não conseguir mais conciliar seus compromissos profissionais com as suas funções na Prefeitura. Desde o início do atual governo, Lucas exercia as funções de chefe de gabinete do prefeito. Atualmente vinculado ao PSB, Lucas cumpriu períodos como titular da Secretaria de Obras, da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Planejamento durante o governo Paulo Butzge. No Planejamento, ele chefiou a pasta entre março de 2018 e março de 2019. Outra mudança confirmada pelo prefeito foi determinada pelo pedido de exoneração da procuradora geral do município, Franciéle Schröder, protocolada na última terça, 27. Para o cargo, o prefeito Rim convidou o ex-prefeito Paulo Butzge, que ocupava a função de Oficial de Governança Administrativa. Butzge, igualmente filiado ao PSB, aceitou o convite e sua nomeação deverá ser efetivada nos próximos dias. Antes de se eleger prefeito para dois mandatos, Paulo Butzge foi procurador geral do município durante o governo Lauro Mainardi, no período de 18 de dezembro de 2007 a 30 de abril de 2009.

Questionado sobre as trocas no seu governo, o prefeito Rim salientou serem normais em cada administração. Na semana passada, Aline Flores Steil havia solicitado exoneração em razão de motivos particulares. Ele agradeceu a dedicação e a competência demonstrados pela secretária e a procuradora. Justificou as escolhas de Michels e Butzge pela relação de confiança e a capacidade já demonstradas em períodos anteriores.

A posse de Soninha na Assistência Social

O prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, e o vice-prefeito Cristiano Becker empossaram na manhã de segunda, 26, Sônia Maria Pereira como secretária municipal de Assistência Social e Habitação. Soninha – como é conhecida a nova secretária - assumiu no lugar de Aline Flores Steil, que pediu exoneração do cargo, alegando motivos de ordem particular

Soninha passa a integrar a equipe do primeiro escalão do governo Rim e Cristiano com a experiência de quem já chefiou as pastas da Educação e da Fazenda, além da própria secretaria de Assistência Social durante alguns meses de 2020. Durante a reunião informal com a participação da equipe de secretários municipais, o prefeito Rim destacou a capacidade já demonstradas por Soninha em todos os setores por onde atuou no âmbito da administração municipal, valorizando a importância do trabalho em equipe em benefício não do governo, mas da comunidade.

Por sua vez, a secretária Sônia agradeceu a confiança de Rim e Cristiano, declarando-se feliz e motivada para trabalhar. Lembrou que conhece a rotina na pasta, observando, no entanto, que a perspectiva agora é outra, afirmando que pretende alinhar os conhecimentos para dar a sua contribuição na proposta da administração em fazer o melhor para a comunidade.