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Geral 04/06/2025 14:49
Por: Arthur Mallmann

Problema em sistema suspende temporariamente serviços da Prefeitura

Administração municipal divulgou na tarde de quarta, 4, um comunicado oficial sobre o assunto

Na tarde desta quarta-feira, 4 de junho, a Prefeitura de Candelária divulgou uma nota de esclarecimento à comunidade sobre uma interrupção temporária em serviços públicos ligados à gestão administrativa do município. A situação afeta a emissão de notas fiscais de serviços, pagamentos a fornecedores e o acesso ao portal do cidadão e ao portal da transparência.

Segundo o comunicado, o problema decorre da troca da empresa responsável pelo sistema de gestão pública, uma medida tomada após a abertura de uma investigação pelo Ministério Público, em novembro de 2023, contra a empresa IPM, que atendia o município há mais de duas décadas. Embora a Prefeitura não esteja sendo investigada, a apuração levou à necessidade de buscar uma nova prestadora de serviços.

Uma nova empresa foi contratada via licitação, mas diversos problemas técnicos e operacionais durante o processo de migração e implantação do sistema levaram à rescisão do contrato. Em seguida, a Prefeitura formou uma comissão técnica que avaliou alternativas e definiu pela contratação da empresa Thema. No entanto, para viabilizar a transição, seria necessária uma prorrogação contratual com a antiga prestadora (IPM), o que foi negado pela Justiça. A administração municipal já recorreu da decisão.

A Prefeitura afirma que está empenhada em solucionar o impasse e restabelecer os serviços o mais breve possível. Enquanto isso, pede a compreensão da população pelos transtornos enfrentados.

Leia abaixo a nota de esclarecimento na íntegra:

Nota de esclarecimento 

"A Prefeitura de Candelária comunica que está provisoriamente sem serviço de gestão pública, realidade que irá impactar alguns serviços como emissão de notas fiscais de serviços, pagamentos a fornecedores e acesso a informações no portal do cidadão e portal da transparência.

Essa situação ainda é resultante de uma investigação aberta em novembro de 2023 pelo Ministério Público em relação à empresa IPM, contratada pela Prefeitura de Candelária há mais de 20 anos. Por conta disso, a Prefeitura se obrigou a contratar outra empresa. Através de licitação, foi contratada uma nova empresa que, infelizmente, após alguns meses de migração e implantação, em razão de inúmeros problemas na prestação dos serviços, teve seu contrato rescindido pelo município.

Na sequência, a Prefeitura criou uma comissão técnica de avaliação, com visitas a várias prefeituras e reuniões com empresas da área, que definiram a contratação da empresa Thema. No entanto, a transição de uma empresa para outra exige uma prorrogação com a IPM, pedido que foi negado pela justiça. A Prefeitura já ajuizou recurso em relação a esta decisão, buscando restabelecer, o mais rápido possível, o bom andamento dos serviços públicos. Vale salientar que a Prefeitura de Candelária não está sendo investigada na operação do MP, sendo apenas impactada pela apuração aberta contra a empresa. Desta forma, a administração municipal pede desculpas por eventuais transtornos, ao mesmo tempo em que reitera estarem sendo realizados todos os esforços para restabelecer a normalidade dos serviços".