Logo Folha de Candelária
Geral 21/08/2020 16:37
Por: Redação

Eleições 2020: PSDB anuncia apoio à oposição e MDB reafirma aliança governista

Semana política de Candelária foi marcada por negociações e idas e vindas de candidatos

  • Nestor Ellwanger, o Rim
  • Jussara Mainardi

À medida que se aproxima o período das convenções municipais que vão oficializar as candidaturas para as eleições municipais de Candelária, aumenta a agitação entre os principais partidos políticos do município. Em pauta, as alianças e também a definição dos candidatos para a eleição para prefeito e para a disputa das 13 vagas na Câmara Municipal. E como normalmente acontece nesta período, a todo momento surgem informações e especulações de parte a parte envolvendo as duas principais correntes políticas da disputa eleitoral. Neste ambiente, os últimos dias foram marcados por reuniões diárias envolvendo os principais atores da atual cena política local. Vale registrar que os eleitores ainda estão se familiarizando com as alianças que estão sendo desenhadas, que prometem colocar do mesmo lado antigos e ferrenhos adversários. Esta eleição também deverá ser marcada pela ausência na cabeça da chapa majoritária não de um, mas dos dois partidos que se revezaram no poder nas últimas décadas. Tanto o MDB como o P (antigo PP) devem indicar o candidato a vice nas respectivas chapas que irão participar. 
Se não são protagonistas nesta eleição, o MDB e o Progressistas (P) também irão apoiar candidatos que deixaram de ser adversários para se tornarem aliados. É o caso do Progressistas, que deverá confirmar a candidatura a vice-prefeito de Odilo Bernardy na chapa encabeçada pela ex-primeira-dama Jussara Mainardi. A aliança do antigo PP com a família Mainardi - hoje no PTB -, inimaginável em outros tempos, deverá se materializar nesta eleição. Por outro lado, o MDB pretende oficializar o nome do vereador Cristiano Pinto Becker como candidato a vice na chapa que deverá ser comandada por Nestor Ellwanger, o Rim, que durante muitos anos militou e se elegeu vice-prefeito pelo PP, tradicional adversário do MDB. Rim está filiado hoje ao PSB, partido pelo qual deverá concorrer a prefeito. 
Na semana passada, o PSDB anunciou sua saída do governo municipal. E ontem, o presidente da sigla, Márcio Gomes, anunciou que o partido, após várias reuniões, decidiu apoiar a pré-candidatura de Jussara Mainardi a prefeita. Gomes elogiou os dois pré-candidatos à chapa majoritária, admitindo que a opção gerou alguma divergência, mas que já estaria superada. De ambos os lados, surgiram especulações de desisências para participar do pleito. O PTB, por seu presidente local, o vereador Jorge Willian Feistler, reafirmou a pré-candidatura de Jussara Mainardi a prefeita. Já o MDB, através de algumas lideranças, reuniu-se na manhã de quarta, 19, com o prefeito Paulo Butzge e o vice-prefeito Rim, também reafirmando sua aliança com o PSB e o apoio à pré-candidatura a prefeito de Rim, além de reforçar a indicação do vereador Cristiano Becker como pré-candidato a vice-prefeito.


OUTROS PRÉ-CANDIDATOS

Estão se projetando outras duas chapas para a eleição para prefeito em Candelária. Uma delas, já divugada há mais tempo, é a do PRTB - o partido do vice-presidente Hamilton Mourão. O pré-candidato a prefeito é Ismael Soares, enquanto que o pré-candidato a vice é o tenente Vilnei de Oliveira Carvalho. Outra dobradinha que anunciou sua disposição de participar da eleição majoritária é a formada por Ernesto Paulo Tavares da Silva, como pré-candidato a prefeito, e por Gilberto Loebens, o Betinho, como candidato a vice-prefeito.