Por: Diego Foppa
Votação da Consulta Popular encerra nesta sexta-feira
Neste ano, o governo estadual investiu R$ 60 milhões na Consulta Popular
Termina nesta sexta, 6, o prazo de votação da Consulta Popular 2024. Esta é a última etapa do processo participativo, por meio do qual a população define prioridades regionais que serão incorporadas ao Orçamento do Estado. A votação pode ser realizada por meio do portal ou via WhatsApp pelo número (51) 3210-3260.
Neste ano, o governo estadual investiu R$ 60 milhões na Consulta Popular, valor distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). A edição de 2024, que traz como tema a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio, recebeu 1.120 sugestões de projetos pela população, um aumento de 31% em relação ao ano anterior. A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) é a pasta responsável pela consulta. Na parcial divulgada pelo Governo do Estado na quinta, 5, o Vale do Rio Pardo havia somando 11.049 votos. Entre os 23 municípios que já haviam atingido a votação mínima estava Candelária.
COMO VOTAR - Qualquer cidadão poderá votar em uma das propostas da sua região (domicílio eleitoral). A cédula final de votação será composta por projetos eleitos em assembleias pelos delegados e Corede. A votação da Consulta Popular é realizada totalmente por meio digital (online, offline e WhatsApp), por meio do portal da Consulta Popular. Em Candelária, a Prefeitura está disponibilizando equipes para auxiliar na votação. Quem necessitar de ajuda ou possuir alguma dúvida, pode se dirigir até a Prefeitura, Sicredi, Pam Central ou Secretaria de Cultura.