Logo Folha de Candelária
Geral 22/03/2022 14:41
Por: Redação

Máscaras deixam de ser obrigatórias, inclusive em locais fechados

Prefeitura publicou decreto nesta terça, 22, que acompanha deliberação dos municípios ligados à Amvarp (Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo)

Notícia veiculada no site da Prefeitura traz uma notícia que torna opcional a utilização de um dos símbolos da pandemia da covid-19: as máscaras de proteção individual. Conforme o texto divulgado, a Prefeitura de Candelária publicou nesta terça, 22, decreto executivo que desobriga o uso de máscaras de proteção em locais fechados, sejam públicos ou privados. As únicas exceções previstas no decreto são os estabelecimentos de saúde (hospital, clínicas, laboratórios e postos de saúde), Instituições de Longa Permanência (abrigos para idosos) e no transporte coletivo, locais em que as máscaras seguem sendo obrigatórias. Também seguem sendo obrigados a usar as máscaras as pessoas com sintomas respiratórios, contatantes e positivados, conforme norma técnica vigente no estado.

A liberação da obrigatoriedade das máscaras acompanha decisão neste sentido do estado, que liberou o uso do adereço ao ar livre. Os municípios ficaram autorizados a ampliar a liberação também para locais fechados. A partir disso, a Amvarp (Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo) deliberou por maioria estender a desobrigação do uso de máscaras também em ambientes fechados, apenas com a ressalva dos locais já citados. As novas regras já valem em Candelária a partir desta terça, 22.