Logo Folha de Candelária
Geral 21/02/2020 07:35
Por: Redação

Bar, Restaurante e Churrascaria do Dóia reabre em ampla sede própria

Tudo pronto para a inauguração da sede própria de um estabelecimento que é símbolo de um dos melhores temperos de Candelária

  • A fachada do novo endereço na rua Bento Gonçalves
  • Dóia atrás do balcão do novo bar: 25 anos de história
  • Dóia e Glaci ao lado dos filhos, da nora Cláudia e da vó Ilda da Silva
  • Glaci junto da nova churrasqueira: talento para assar carnes
  • Novo restaurante servirá carnes na chapa
  • Imagem do novo bar
  • Imagem interna do novo e amplo restaurante: espaço para 120 pessoas sentadas
  • A segunda casa antes da mudança para a sede própria: na rua 20 de Setembro
  • Dóia atrás do balcão do bar: pequeno estabelecimento iniciou em fevereiro de 1995
  • O primeiro endereço, na esquina das ruas Thompson Flores e Lopes Trovão

Um empreendimento que, apesar de ter iniciado de modo tímido, foi se estabelecendo como uma das mais tradicionais opções em Candelária quando o assunto é restaurante. E isso com base no trabalho e na dedicação de uma única família. Assim pode ser definido, de modo geral, o Bar, Restaurante e Churrascaria do Dóia, que nesta sexta, 21, abre para a comunidade de Candelária as portas de sua tão sonhada sede própria. Localizado na rua Bento Gonçalves, 219, com um total de 292 metros quadrados, o novo restaurante irá conservar como ingredientes fundamentais o bom atendimento e o tempero de comida caseira que souberam conquistar os corações - e os paladares - de seus clientes.

Como se disse, o início foi despretensioso, na data de 5 de fevereiro de 1995, tendo como endereço a esquina das ruas Thompson Flores e Lopes Trovão. Inicialmente o trabalho era feito apenas por Valmir da Silveira, ou Dóia, que, um ano depois, passou a contar com a colaboração da esposa Glaci Henker da Silveira. Embora naquele tempo se servissem apenas lanches e bebidas, essa combinação, aliada ao tratamento familiar por parte dos proprietários, acabou agradando a um público que se tornou fiel. Tanto que, depois de servir miúdos de carne preparados por mãos de mestre, surgiu o pedido dos clientes de que se servisse também churrasco. E o pedido foi atendido, restrito, de início, aos sábados. Quem conta esses fatos é Glaci, que lembra desses primórdios de uma história em que o principal personagem talvez seja mesmo o sucesso. Com a ótima receptividade e por solicitação da clientela, em fevereiro de 2006 passou a servir almoço de segunda a sábado. É importante salientar uma marca registrada do Restaurante do Dóia, presente no seu cardápio: trata-se do fato de sempre ter sido servida uma comida caseira, bem ao gosto dos clientes, e com um atendimento de quem já é amigo de longos anos. Foi o que fez toda a diferença. Pois foi isso que, desde o início, evidenciou sempre a possibilidade de crescer. E hoje o resultado está aí.

Com a mudança para o último endereço, na esquina das ruas 20 de setembro com a 18 de outubro, a clientela aumentou. Glaci lembra a importância do papel de Chico Goelzer no que se refere ao seu atual conhecimento da arte de assar carnes. E assim surgiu um talento digno de se tornar referência no nome do estabelecimento, no qual passou a figurar a palavra churrasco.

Empresa familiar e uma marca registrada: o bom atendimento

Desde os primeiros anos, os responsáveis pelo estabelecimento alimentaram o sonho de ter uma sede própria. E a realidade mostrou que sonhos bem acalentados são como sementes bem regadas. Prova disso é o fato de essa sementinha começar a germinar em junho de 2019, com o início da construção da sede a ser inaugurada na sexta, 21. A melhor notícia é que o tempero, o sabor e o bom atendimento continuarão a ser marca registrada da casa. Porém, alguns acréscimos são dignos de nota.

Entre eles, está o fato de que o Bar, Restaurante e Churrascaria do Dóia continuará, agora mais do que nunca, a ser uma empresa genuinamente familiar. O filho mais velho de Glaci e Dóia, Jéferson, bem como o caçula Jonathan, além da nora Cláudia Puchaleski, também irão se dedicar integralmente à qualidade de tudo a ser servido. Outra boa notícia é que o espaço mais amplo, com capacidade para 120 cadeiras, ficou muito mais adequado para sediar festas e eventos. O restaurante também continuará servindo carne por encomenda e viandas.

Em toda narrativa sobre progresso, sempre haverá espaço para agradecimentos. Glaci faz especial menção a todos que os ajudaram e prestigiaram com sua presença no restaurante, pois, segundo afirma, "agradecer é o único meio de garantir a prosperidade e a humildade, para nunca esquecermos de como foi o início do nosso trabalho". E ressalta que a maior felicidade é ter amigos.

Nesta sexta, 21, a partir das 10h, uma pequena solenidade, com descerramento da fita inaugural, irá reabrir oficialmente a casa nova do tradicional restaurante. Quem quiser ir se adiantando pode fazer suas encomendas por telefone, através dos números 3743 2918, 9 9145 9122, 9 9708 8635 ou 9 9714 4391. E bom apetite!