Logo Folha de Candelária
Geral 24/06/2022 09:22
Por: Odete Jochims

Censo 2022, profissionais do IBGE já estão nas ruas de Candelária

Neste momento, há apenas a pesquisa urbanística do entorno dos domicílios; entrevistas iniciarão em agosto

A partir desta segunda, 20, mais de 22 mil agentes censitários do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE) percorrerão as cidades do país para dar início ao Censo 2022. Segundo Taiene Balardin de Oliveira, Coordenadora Censitária de Subárea do IBGE, de Cachoeira do Sul, os Agentes Censitários Supervisores já se encontram pelas ruas de Candelária. “Antes de recensearmos a população, os supervisores fazem uma coleta de dados sobre a infraestrutura urbana. Esta fase, assim como todo o Censo, são pesquisas importantes principalmente para a elaboração de políticas públicas. Neste momento, a pesquisa é somente visual, não será necessário entrevistar pessoas”, contextualiza.

Cada município do país terá pelo menos um Posto de Coleta, onde se concentrarão os esforços para o Censo deste ano. Em Candelária, o Posto de Coleta se encontra na Prefeitura Municipal e está sob responsabilidade da Agente Censitária Municipal Daniela Carina Post. Ela explica que os recenseadores, que são os profissionais encarregados de ir aos domicílios aplicar os questionamentos aos moradores, serão chamados na segunda semana de julho. A partir de então, passarão por treinamentos e iniciarão as entrevistas em agosto.

O QUE É O CENSO?

O Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país. Apesar de terem sido feitos operações semelhantes em períodos anteriores, o recenseamento da população brasileira ocorrido em 1872 é considerado o primeiro da história do país. Desde então, o Censo é realizado periodicamente e, desde 1940, salvo impedimentos, a pesquisa é feita a cada dez anos. A coleta do próximo Censo será realizada entre os meses de agosto a outubro de 2022. Serão investigados cerca de 78 milhões de domicílios particulares permanentes do país.