Logo Folha de Candelária
Geral 15/08/2020 10:30
Por: Redação

PSDB anuncia saída do governo municipal

Partido ainda irá definir sua posição na eleição majoritária e não descarta candidatura própria

  • Márcio Gomes: partido seguirá dialogando com outras siglas

A posição do PSDB em relação à eleição para prefeito em Candelária é o assunto do momento no cenário eleitoral. Com cargos na administração municipal, o partido tinha um acordo inicial para figurar na coligação da chapa majoritária da corrente governista, ao lado do PSB e do MDB. No entanto, nos últimos dias surgiram rumores de um eventual descontentamento do partido e uma possível adesão à aliança de oposição, liderada pelo PTB e o Progressistas (P). Na tarde de quinta, 13, o presidente do PSDB local, Márcio Gomes, entrou em contato com a redação da Folha para uma informação oficial em relação ao posicionamento do partido. Segundo o dirigente tucano, o partido formalizaria na sexta, 14, a saída do governo municipal. Comunicado neste sentido já foi feito ao prefeito Paulo Butzge. Essa decisão, de acordo com Gomes, também leva em conta o prazo de desincompatibilização para quem quiser concorrer. A mudança do calendário eleitoral estipulou a data de 15 de agosto como limite para a saída dos servidores públicos comissionados interessados em concorrer ao pleito. 
Márcio Gomes justificou a nova posição do partido em função de um desacerto com os partidos que formam a corrente governista. Segundo salientou, o PSDB ficou fora da chapa majoritária e alguns de seus pedidos não foram atendidos. Diante disso, o partido decidiu que irá colocar à disposição do prefeito os cargos que ocupa na administração municipal. O presidente do PSDB disse que essa tomada de posição não é definitiva em relação à eleição para prefeito. Segundo informou, o partido seguirá dialogando com os demais partidos visando uma possível aliança e não descarta, inclusive, lançar uma chapa própria para a eleição majoritária. Neste sentido, Gomes admitiu ser esta a sua preferência pessoal, ressaltando, porém, que irá aceitar o que a maioria decidir.
Secretaria de Educação
No chamado primeiro-escalão do governo, o PSDB está a frente da Secretaria Municipal de Educação, através da secretária Leandra Sartori. Ouvida pela reportagem na quinta, 13, Leandra disse, inicialmente, que a Secretaria de Educação é uma secretaria técnica, ficando alheia a questões políticas. Disse ter ciência da posição do partido ao qual está fliliado e que pretende construir em conjunto a sua posição. Por outro lado, afirmou que não irá tomar nenhuma decisão sem conversar com o prefeito Paulo Butzge, lembrando estar no cargo a convite dele, mostrando-se, em vista disso, grata pela confiança e a oportunidade. A secretária informou, por fim, que uma decisão sobre sua saída ou não da pasta deverá ocorrer possivelmente ao longo da sexta, 14. O prefeito Paulo Butzge confirmou para a reportagem na manhã de sábado, 15, que a secretária Leandra segue no cargo. 
Saída anterior
Na data de 24 de outubro do ano passado, o PSDB local também comunicou sua saída da base do governo do prefeito Paulo Butzge. Na ocasião, o presidente Márcio Gomes justificou a decisão para garantir a devida transparência à sua posição política, deixando o partido aberto para estabelecer uma visão de futuro, principalmente no que se refere à articulação visando as eleições de 2020. Na data de 24 de janeiro deste ano, o PSBD retornou ao governo municipal, data em que Leandra Sartori foi nomeada para a Secretaria de Educação e Anderson Rohde assumiu o cargo de oficial da governança.