Logo Folha de Candelária
Geral 24/06/2020 17:45
Por: Redação

Previsão do tempo: chuva na quinta e frio mais intenso a partir de sexta

O veranico de junho, que abriu o inverno 2020 com altas temperaturas, termina nesta quarta, 24. Entre sexta e segunda, as temperaturas mínimas devem ficar abaixo de dois dígitos

A partir de quinta, 25, o tempo muda drasticamente no Rio Grande do Sul com a combinação de chuva, frio e geada para a maioria das regiões. A quinta deve ser marcada por chuva forte no Estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para toda a região sul do Brasil, chamando atenção para a possibilidade de pancadas intensas, descargas elétricas e vento que pode atingir entre 60 km/h e 100 km/h, além de eventual queda de granizo.

De acordo com a Somar Meteorologia, os maiores acumulados devem ser registrados na metade sul gaúcha, podendo chegar a 46mm em Candelária— volume que corresponde a aproximadamente 40% de toda a chuva esperada para o mês de junho no município. Se confirmada a chuva, será uma boa notícia, considerando que algumas famílias do interior ainda se ressentem da falta de água em função da estiagem.

As temperaturas tendem a cair. Em Bagé, na Campanha, é esperada a mínima desta quinta-feira (25) no Estado: 7°C. A máxima, 26°C, deve ser apontada em Porto Xavier, no noroeste gaúcho. Na Capital, os termômetros variam de 13°C a 24°C.

FRIO – E a partir de sexta, 26, o frio deverá marcar presença de forma mais forte. A temperatura mínima em Candelária, segundo a Somar, deverá ser de 6°, baixando ainda mais no sábado e domingo, com chance de geada. A boa notícia é de que será um frio seco. O frio mais intenso se prolonga até terça, 30, quando as temperaturas voltam a ficar em dois dígitos, com mínima prevista de 12°. O instituto Somar prevê o retorno das chuvas para a terça, 30.